sexta-feira, março 29, 2024
HomeBrasilSaúde | Consumir quantidade excessiva de café aumenta em até 4 vezes...

Saúde | Consumir quantidade excessiva de café aumenta em até 4 vezes a chance de pressão alta, segundo estudo

Publicado em

spot_img

Artigo Relacionado

Ibama institui plano de atuação para emergência nuclear

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) aprovou, no...

Manaus | 18 de Julho de 2019 (Quinta-feira)

Um estudo desenvolvido na Universidade de São Paulo (USP) e publicado na revista ‘Clinical Nutrition’ constatou que o consumo habitual de mais de três xícaras de café de 50 ml por dia aumenta em até quatro vezes a chance de pessoas geneticamente predispostas apresentarem pressão arterial alta.

“Como a maior parte da população não tem ideia se é predisposta ou não para desenvolver a pressão alta, o ideal é que se faça um consumo moderado de café. Até onde nós sabemos, pelos nossos estudos e por outros já publicados, esse consumo moderado é benéfico para a saúde do coração”, explicou a principal autora do estudo, pós-doutoranda no Departamento de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública da USP (FSP-USP), Andreia Machado Miranda.

Para esse estudo foram baseados dados de entrevistas feitas com 533 pessoas no Inquérito de Saúde do Município de São Paulo (ISA), de 2008. O levantamento estadual obteve dados sociodemográficos e de estilo de vida, como idade, sexo, raça, renda familiar per capita, atividade física e tabagismo por meio de um questionário aplicado a mais de 3 mil participantes.

Além disso, foram colhidas informações sobre consumo alimentar e feita coleta de sangue para análises bioquímicas e extração de DNA para genotipagem. Em visita domiciliar, foram medidos o peso, a altura e a pressão arterial dos voluntários.

A pesquisa possui o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e pretende analisar agora o efeito do consumo de café em pacientes com doença cardiovascular, particularmente a síndrome coronariana aguda, causada por obstrução na artéria coronária, que irriga o coração.

Os pesquisadores vão avaliar, durante quatro anos, os dados de acompanhamento de 1.085 pacientes que sofreram infarto agudo do miocárdio ou angina instável e foram atendidos pelo Hospital Universitário da USP.

Café e a Pesquisa

A escolha do café para avaliar essa associação se deu por ser uma das bebidas mais consumidas entre os brasileiros, o estudo mostra que a bebida pode se um protetor para a saúde do coração se for consumido de maneira moderada, mas pode ser tornar um vilão para pessoas predispostas a hipertensão e em doses exageradas.

“A hipótese do nosso estudo é que mais de três xícaras podem aumentar as chances [de pressão alta] pela presença da cafeína. A cafeína está associada com a resistência vascular, ou seja, a dificuldade com a passagem do fluxo nos vasos, e também provoca vasoconstrição, que é a contração a nível dos vasos sanguíneos, o que dificulta a passagem do fluxo e tudo isso faz com que haja um aumento da pressão arterial”, explicou Andreia.

“Com todos esses dados, fizemos o estudo de associação entre pressão arterial, genética e influência do café. Foi aí que concluímos que indivíduos que tinham uma pontuação mais elevada no score, ou seja, que eram geneticamente predispostos [a pressão alta], e que consumiam mais de três xícaras de café por dia, tinham uma chance quatro vezes maior de ter pressão alta em relação a quem não tinha predisposição”, explicou a pesquisadora.

Foto: Reprodução/ Imagem Ilustrativa.

Fonte: Agência Brasil.

Redação por Ana Flávia Oliveira.

Últimos Artigos

Funcionamento dos espaços culturais de Manaus é especial durante o feriado da Páscoa

O feriado da Semana Santa e da Páscoa vai mudar o funcionamento de alguns...

Projeto Escola Olímpica chega em comunidades indígenas

A Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente (OBSMA), da Fiocruz, aportou neste último...

Hemoam adota tecnologia que ajuda na precisão de exames

A Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) fez aquisição, recentemente, do...

Palacete Provincial celebra 15 anos com programação especial envolvendo conhecimento e cultura

Na segunda-feira (25/03), o Palacete Provincial, um dos maiores ícones de cultura em Manaus,...

Eric Lima

Criador do Portal Pontual

Mestrado em Saúde, Sociedade e Endemias na área de concentração de Epidemiologia de Agravos e Prevalentes na Amazônia pelo instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD/FIOCRUZ), Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e Universidade Federal do Pará (UFPA - 2013). Tem experiência em pesquisa na área de Epidemiologia, Saúde Coletiva com ênfase em Saúde Pública, Avaliação de Serviço em Saúde e Saúde Baseada em Evidências, desenvolvendo estudos nos temas: Tuberculose, Resistência aos fármacos, Tuberculose Multirresistente, Coinfecção TB/HIV.

Mais artigos como este

Funcionamento dos espaços culturais de Manaus é especial durante o feriado da Páscoa

O feriado da Semana Santa e da Páscoa vai mudar o funcionamento de alguns...

Projeto Escola Olímpica chega em comunidades indígenas

A Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente (OBSMA), da Fiocruz, aportou neste último...

Hemoam adota tecnologia que ajuda na precisão de exames

A Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) fez aquisição, recentemente, do...