Opinião Pesquisas & Análises

Opinião | Reprovação do governo Wilson e falência da expectativa do NOVO, preparam o terreno para Amazonino Mendes.

Artigo de Opinião | Manaus 06 de outubro de 2019


Na última sexta feira (04/10), o Instituto Pontual divulgou um estudo sobre a disputa para eleição municipal de 2020.

Os dados divulgados na pesquisa, acenderam um alerta nos bastidores. Várias ligações de amigos que trabalham nos bastidores, me argumentaram unicamente a seguinte pergunta?

O que explica esse bom desempenho de Amazonino Mendes?

Para responder, preciso enumerar 03 percepções, descritas a seguir, baseadas em informações de pesquisas quantitativas e  qualitativas.

Percepção 01: Falência da expectativa do NOVO

A vitória de Wilson Lima, foi resultado de um movimento a nível nacional, produzido pela rejeição a classe política, decorrente dos escândalos políticos e outros episódios no Brasil. No Amazonas, assim como outros estados, todas as figuras que concorreram na eleição, que atuavam fora da política, tiveram um crescimento exorbitante nos últimos 15 dias que antecederam a votação de 1º turno. Foram eleitos, outsiders, provenientes da televisão, segurança pública, judiciário e expoentes das mídias sociais.

Wilson Lima, Capitão Alberto Neto, Delegado Pablo, Delegado Péricles, foram nomes que obtiveram êxito, associados a onda bolsonarista, assumindo a segurança pública como plataforma de discurso.

Hoje, exatamente 01 ano após as eleições, a alta reprovação da gestão de Wilson Lima começa a produzir o sentimento que o NOVO não deu certo. Amazonino Mendes perdeu a disputa de 2º turno para Wilson Lima, portanto, o eleitor compreende que pode ter cometido um erro,  assim, começa a nutrir o sentimento de injustiça e compaixão pelo derrotado na última eleição. Isso torna o campo da opinião pública fértil para o crescimento de Amazonino Mendes, evidenciado desde o mês de julho, em pesquisas internas, nos resultados das variáveis espontâneas de intenção de votos.

Exemplo: Vanessa e Arthur Neto (Senado)

Em 2010, Arthur Neto perdeu a disputa para o Senado, para Vanessa Grazziotin. Arthur Neto era bem reconhecido quanto a sua atuação no Senado, atestado em pesquisas de opinião.

Quando foi em 2012, Arthur Neto, disputou novamente com Vanessa Grazziotin, vencendo a eleição para Prefeito de Manaus, com 65,9% dos votos válidos. Este episódio, possibilita fazer a leitura nas entrelinhas do comportamento do eleitor manauara, que por vezes, recompensa o perdedor da última eleição na eleição seguinte.

A alta reprovação do governo Wilson Lima, já citado neste texto, contribui diretamente para o fortalecimento do nome de Amazonino Mendes na opinião do eleitor.

Percepção 02: Ausência de nomes com força eleitoral

A cada rodada de pesquisa realizada, fica perceptível a ausência de nomes com poder de crescimento significativo na opinião do eleitor.

Nos últimos anos, a política amazonense não produziu mais bons nomes. Existe uma ausência de opções, com credibilidade e qualidades que convença o eleitor, que dessa vez, vale a pena votar. Isso já está sendo evidenciado desde a eleição suplementar de 2017, quando Omar Aziz, reacendeu o nome de Amazonino Mendes, após todos os ”filhos do cacique”, não reunirem mais condições de disputar uma eleição com chances de vitória. Na ocasião, entenderam o apelo da população com a rejeição a classe política e reativaram Amazonino Mendes que estava afastado da política.

Percepção 03: Wilson Lima perde uma oportunidade única

A vitória de Wilson Lima foi algo impensável, que após ser constatado nas pesquisas da Pontual e nas urnas, representou uma quebra da hegemonia de um grupo político que por décadas dominava a política amazonense.

Se a gestão de Wilson Lima tivesse boa aprovação da população, certamente, nomes como de Amazonino Mendes teriam sido esquecidos, assim como qualquer outro nome ligado a velha política, no entendimento do eleitor.

Wilson Lima está com 10 meses de gestão, vai ter que fazer um esforço muito grande para reverter a alta reprovação de sua gestão. De acordo com pesquisas qualitativas, a gestão de Wilson Lima está diretamente ligada aos 19,8%  e 22,2% das intenções de votos que Amazonino Mendes alcança nas pesquisas.

Amazonino Mendes mantém esse bom desempenho até a eleição? Somente as próximas pesquisas poderão responder essa pergunta. O Instituto Pontual vai monitorar as intenções de votos para Prefeitura de Manaus com outro estudo que será realizado no período do mês de novembro.

Acesse a pesquisa completa:

Pesquisa_Manaus_Eleição_04.10.19

Redação por Eric Lima

 

Add Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Eric Barbosa

Eric Barbosa

Mestrado em Saúde Sociedade e Endemias na Amazônia na área de concentração de Epidemiologia de Agravos e Prevalentes na Amazônia pelo Instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD/FIOCRUZ), Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e Universidade Federal do Pará (UFPA) (2013). Tem experiência em pesquisa na área de Epidemiologia, Saúde Coletiva com ênfase em Saúde Pública, Avaliação de Serviço em Saúde e Saúde Baseada em Evidências, desenvolvendo estudos nos temas: Tuberculose, Resistência aos fármacos, Tuberculose Multirresistente, Coinfecção TB/HIV.

Entre em contato

Para nós do Portal Pontual, sua opinião vale muito!

Publicidade