Policial & Dia a Dia

Policial | Mais de 3,5 mil produtos falsificados da marca Apple são apreendidos na Operação ‘Maçã Proibida’

Manaus | 12 de Novembro de 2019 (Terça-feira)

Na manhã de ontem (11) uma ação em conjunto realizada entre os policiais civis da Delegacia Especializada em Crimes contra o Consumidor (Decon), em parceria com agentes da Receita Federal e Secretaria Municipal de Defesa do Consumidor e Ouvidoria – Procon Manaus (Semdec), apreenderam mais de 3,5 mil produtos falsificados da marca Apple.

A Operação ‘Maçã Proibida’ foi deflagrada em duas lojas localizadas no Centro, na Zona Sul da capital, em decorrente de uma investigação que estava sendo realizada há dois meses, quando a empresa Apple (Califórnia, EUA) encaminhou um representante para a capital.

“A empresa Apple formalizou a denúncia, por meio do procurador da empresa em São Paulo, que acionou a Decon. Foram dois meses de investigação desde que protocolamos a denúncia na sede da Delegacia Geral. Durante a ação, foram apreendidas mais de 3,5 mil mercadorias, todas ligadas à marca Apple”, explicou o titular da Decon, o delegado Eduardo Paixão.

Ainda de acordo com o delegado, nas duas lojas, foram apreendidos carregadores, fones de ouvido, cabos USB, com os selos de autenticidade da marca, totalizando mais de 3,5 mil produtos falsos.

Os proprietários dos estabelecimentos foram notificados e devem responder pelo crime contra as relações de consumo e contrabando de produtos falsificados. Ambos têm dez dias para apresentar defesa aos órgãos. As lojas foram autuadas administrativamente pelos agentes da Receita Federal e Procon Manaus.

“Não queremos prejudicar ninguém, apenas que todos ajam de acordo com a lei até porque, dentro do contrabando de mercadorias, há também outros crimes envolvidos”, disse o titular interino da Secretaria Municipal de Defesa do Consumidor e Ouvidoria – Procon Manaus (Semdec), Rodrigo Guedes.

Disque-denúncia Decon  

Vale ressaltar que se você for vítima desse tipo de crime, denuncie através dos números (92) 99962-2731 e 3214-2264, ou formalizem pessoalmente no prédio da especializada situado na rua Felismino Soares, bairro Colônia Oliveira Machado, zona sul de Manaus.

Fotos: Erlon Rodrigues/ PC-AM.

Fonte: Assessoria.

Eric Barbosa

Eric Barbosa

Mestrado em Saúde Sociedade e Endemias na Amazônia na área de concentração de Epidemiologia de Agravos e Prevalentes na Amazônia pelo Instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD/FIOCRUZ), Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e Universidade Federal do Pará (UFPA) (2013). Tem experiência em pesquisa na área de Epidemiologia, Saúde Coletiva com ênfase em Saúde Pública, Avaliação de Serviço em Saúde e Saúde Baseada em Evidências, desenvolvendo estudos nos temas: Tuberculose, Resistência aos fármacos, Tuberculose Multirresistente, Coinfecção TB/HIV.

Entre em contato

Para nós do Portal Pontual, sua opinião vale muito!

Publicidade