Análises Políticas

Opinião | Cuidado! A temporada de ”caça-votos” está aberta! por Hariel Fontenelle

Manaus | 09 de Janeiro de 2020 (Quinta-feira)

Ano após ano, a população manauara continua desesperançosa em encontrar uma projeção para o futuro da cidade. Problemas nos setores de saúde, educação, segurança e afins, se tornam protagonistas na rotina do bom cidadão. E se tratando de ano eleitoral, os eleitores ainda possuem uma certa dificuldade em confiar em um candidato. Em um cenário representado por um baralho de cartas marcadas, a população se vê incapaz em abraçar um futuro prefeito de Manaus.

E para alguns candidatos, o marketing e a propaganda são focos de prioridade neste tipo de ano. Atos de simpatia, humildade, camaradagem são bem explorados e até mesmo em nível saturado.

Pelo voto vale tudo não é mesmo?

Carregar água, andar de ônibus, visitar as comunidades em 4 em 4 anos são cenas de um roteiro bem clichê. E desta vez, a ex-senadora e possível candidata a prefeitura de Manaus, Vanessa Grazziotin do PcdoB postou em suas redes sociais uma foto dentro do coletivo.

Vanessa Grazziotin perdeu as eleições de 2012 para o atual prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, do PSDB. E ao tom de ironia cutucou o atual prefeito, com a frase “Se tivéssemos um transporte coletivo de qualidade certamente não teríamos tantos carros”.

A população precisa estar atenta nessas situações, um candidato que mostra a face apenas no ano eleitoral, deve ser descartado de qualquer critério para voto. É preciso entender, como verdade absoluta que o povo é soberano em seu direito e que em pleno 2020, essas tais “estratégias” falhas estão ultrapassadas.

Em um cenário político tão polarizado, os candidatos promovem estratégias de captação de votos, desde as mais apelativas e patéticas até as simples e escondidas.

A foto da candidata do PCdoB é apenas a primeira de muitas que irão circular neste ano, é necessário ter vista grossa com esse tipo de propaganda. Analisar as propostas, emendas, projetos aprovados e a trajetória do candidato são alguns dos critérios para uma boa escolha. Que a nova década, nos mostre que precisamos sempre renovar as esperanças e mostrar que só nós, podemos fazer a diferença.

Foto de capa: Reprodução/ redes sociais.

Eric Barbosa

Eric Barbosa

Mestrado em Saúde Sociedade e Endemias na Amazônia na área de concentração de Epidemiologia de Agravos e Prevalentes na Amazônia pelo Instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD/FIOCRUZ), Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e Universidade Federal do Pará (UFPA) (2013). Tem experiência em pesquisa na área de Epidemiologia, Saúde Coletiva com ênfase em Saúde Pública, Avaliação de Serviço em Saúde e Saúde Baseada em Evidências, desenvolvendo estudos nos temas: Tuberculose, Resistência aos fármacos, Tuberculose Multirresistente, Coinfecção TB/HIV.

Entre em contato

Para nós do Portal Pontual, sua opinião vale muito!

Publicidade