Policial & Dia a Dia

‘Lave o Dito Cujo’ | Campanha reforça a importância da higiene íntima masculina

Manaus | 21 de Janeiro de 2020 (Terça-feira)

Com o intuito de conscientizar homens a manter a higiene íntima em dia, e de diminuir o câncer de pênis que resulta na amputação do órgão genital no Brasil por ano, o grupo definido por Leonardo Telles, Guilherme Serato, Marcelo Marui e Saulo Vinheiro desenvolveram uma ação voluntária denominada “Lave o Dito Cujo”.

A ação foi feita para o Instituto Lado a Lado pela Vida (LAL), idealizador da campanha Novembro Azul. Através de um perfil no Instagram, o grupo compartilha ilustrações diárias sobre higiene íntima masculina.

Entre os principais riscos que os homens podem vivenciar é a fimose, onde impede a exposição da glande (cabeça do pênis) e o acúmulo de esmegma (secreção branca em decorrência da descamação celular).

De acordo com o médico urologista e membro do comitê científico do LAL, Aguinaldo Nardi, a limpeza feita de forma correta diminui o risco de aumento da doença. “Há uma forte associação entre a presença do prepúcio (pele que recobre a glande ou cabeça do pênis) e o surgimento do câncer peniano. Além disso, as ISTs – infecções sexualmente transmissíveis – caminham lado a lado com este tipo de câncer”, explicou.

Segundo o LAL, no Brasil, 90% dos casos encontrados no Sistema Único de Saúde (SUS), aponta que os homens mais pobres, não operados da fimose e com precários hábitos de higiene são os mais afetados pelo câncer de pênis.

Conheça o perfil da campanha ‘Lave o Dito Cujo’:

https://www.instagram.com/laveoditocujo/

Fotos: Reprodução/ Instagram.

Fonte: O Dia.

Eric Barbosa

Eric Barbosa

Mestrado em Saúde Sociedade e Endemias na Amazônia na área de concentração de Epidemiologia de Agravos e Prevalentes na Amazônia pelo Instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD/FIOCRUZ), Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e Universidade Federal do Pará (UFPA) (2013). Tem experiência em pesquisa na área de Epidemiologia, Saúde Coletiva com ênfase em Saúde Pública, Avaliação de Serviço em Saúde e Saúde Baseada em Evidências, desenvolvendo estudos nos temas: Tuberculose, Resistência aos fármacos, Tuberculose Multirresistente, Coinfecção TB/HIV.

Entre em contato

Para nós do Portal Pontual, sua opinião vale muito!

Publicidade