sexta-feira, julho 19, 2024
HomeSem categoriaAlimentos sem lactose: conheça os mitos e verdades

Alimentos sem lactose: conheça os mitos e verdades

Publicado em

Artigo Relacionado

RR: ALE vai gastar R$ 2,3 milhões com compra de combustível em posto de político investigado pela PF por desvio milionário

Roraima - Sob a gestão do presidente Soldado Sampaio (Republicanos), a Assembleia Legislativa de...

Para os intolerantes à proteína do leite, a única saída é recorrer aos alimentos sem lactose. Confira as verdades e os mitos e prepare seu cardápio.

 

Para os intolerantes à proteína do leite, a única saída é recorrer aos alimentos sem lactose . No entanto, nem todo produto lácteo provoca a intolerância . Existem diversas variedades de queijos e leites, por exemplo, que podem ser consumidos por pessoas cujo organismo não aceita a substância.

São diversas as dúvidas quanto aos alimentos que podem ou não ser consumidos pelos intolerantes. Pode comer produto com baixa lactose ? E o leite de coco e de cabra? Existe alguma doença que se desenvolve para quem não consome lactose? Descubra alguns mitos e verdades sobre alimentação livre de lactose.

alimentos-sem-lactose
Há cada vez mais oferta de alimentos para intolerantes à lactose. Foto: iStock/Getty Images / Vivo Mais Saudável

Todos podem comer alimentos sem lactose

Cerca de 70% dos brasileiros possuem algum tipo de intolerância aos produtos derivados do leite, de acordo com pesquisadores da Universidade Federal de São Paulo. No entanto, apenas poucos demonstram os sintomas desde a infância. A maioria dos intolerantes desenvolve uma manifestação tardia, sendo que apenas 10 a 15% apresentam os sintomas mais graves.

Os alimentos sem lactose, no entanto, são para todos. Intolerantes ou pessoas que não apresentam o problema podem consumir os produtos livres de proteína do leite . Por isso, é importante conhecer algumas curiosidades sobre eles.

VERDADE: Nem todo alimento lácteo tem lactose

Os alimentos à base de leite podem ser produzidos sem lactose, através de processos que retiram a proteína do leite. No entanto, todos os leites de origem animal possuem a lactose em sua composição, inclusive o materno. É na fabricação industrial que o composto é removido. Verifique sempre os rótulos.

VERDADE: Leite de coco está liberado

Por não ser originário de animais, o leite de coco é seguro para os intolerantes. Da mesma forma, outros leites de origem vegetal podem ser consumidos, como o de arroz e o de soja.

MITO: Lactose não causa alergia respiratória infantil

Alergia a lactose não existe. Os alimentos sem lactose garantem que não haja intolerância ou reações alérgicas por serem livres da proteína do leite, a verdadeira causadora da alergia. Apesar de relacionadas, a lactose e a proteína são substâncias diferentes.

Dieta sem lactose pode exigir suplementação

Uma pesquisa da Universidade do Tennessee, nos Estados Unidos, descobriu que o cálcio é fundamental para manutenção do peso e controle da pressão arterial. No entanto, os alimentos sem lactose não estão livres apenas desta substância, mas também do cálcio.

Por isso, muitas pessoas com intolerância à proteína do leite precisam adequar sua com a suplementação de cálcio. Iogurtes e leites de soja costumam ser a opção mais adequada, mas também existem outros alimentos sem lactose, de origem vegetal, que podem ajudar, como brócolis e espinafre.

MITO: Iogurtes com baixo teor de lactose são recomendáveis para intolerantes

Nos iogurtes com redução de lactose, o nível da substância continua sendo perigoso para quem é intolerante. O ideal é conhecer bem as quantidades adequadas para cada organismo e dar preferência aos produtos zero lactose. Se tiver intolerância, escolha o iogurte à base de soja.

MITO: Nenhum alimento lácteo pode ser consumido por quem tem intolerância

Cada pessoa possui um nível de intolerância diferente. Por isso, apenas o médico pode determinar a quantidade de proteína do leite que é possível ingerir em cada caso. Como os sintomas variam entre os intolerantes, uma parte deles pode consumir alimentos lácteos com baixo teor de lactose, como queijos, manteiga e iogurtes.

E aí, curtiu as dicas sobre os alimentos sem lactose? Compartilhe!

Últimos Artigos

Fiocruz AM apresenta áreas de atuação em pesquisa aos integrantes da ASEAN

O Instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD/ Fiocruz Amazônia) recebeu nesta quarta-feira, 17/07, a...

Ambientalistas saem em defesa do Igarapé do Goiabinha em Manaus.

O ato ocorreu neste dia 10 de julho por ocasião da 7a. Reunião da...

Projeto ‘Aqui Tem Jazz’ promove circuito gastronômico em Manaus durante período do Amazonas Green Jazz Festival

A organização do Amazonas Green Jazz Festival, edição 2024, estão com as inscrições abertas...

Com apoio do Governo do Amazonas, incubadora de empresas fortalece empreendedorismo de base tecnológica

No interior do Amazonas, especificamente no município de Itacoatiara (distante 176 quilômetros de Manaus),...

Eric Lima

Criador do Portal Pontual

Mestrado em Saúde, Sociedade e Endemias na área de concentração de Epidemiologia de Agravos e Prevalentes na Amazônia pelo instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD/FIOCRUZ), Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e Universidade Federal do Pará (UFPA - 2013). Tem experiência em pesquisa na área de Epidemiologia, Saúde Coletiva com ênfase em Saúde Pública, Avaliação de Serviço em Saúde e Saúde Baseada em Evidências, desenvolvendo estudos nos temas: Tuberculose, Resistência aos fármacos, Tuberculose Multirresistente, Coinfecção TB/HIV.

Mais artigos como este

Fiocruz AM apresenta áreas de atuação em pesquisa aos integrantes da ASEAN

O Instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD/ Fiocruz Amazônia) recebeu nesta quarta-feira, 17/07, a...

Ambientalistas saem em defesa do Igarapé do Goiabinha em Manaus.

O ato ocorreu neste dia 10 de julho por ocasião da 7a. Reunião da...

Projeto ‘Aqui Tem Jazz’ promove circuito gastronômico em Manaus durante período do Amazonas Green Jazz Festival

A organização do Amazonas Green Jazz Festival, edição 2024, estão com as inscrições abertas...