Artigo | Opinião
Papo Jovem com Letícia Barbosa
Título: Álcool e drogas na adolescência.
Cada vez mais tem se tornado maior e frequente o uso de álcool e drogas por adolescentes e diante essa problemática grande parte da sociedade não dá a devida importância.
O número de adolescentes que iniciaram seu consumo de substâncias psico-ativas sejam elas legalizadas ou não vem tornando-se cada vez mais frequentes, e mais intensivo, com a falta de acompanhamento dos devidos responsáveis nessa fase tão conflitante que é a adolescência os jovens se perdem diante influências que podem ou não ser positivas, comprometendo toda uma jornada que ainda será traçada, resultando em consequências que podem interferir durante toda a vida, adquirindo problemas reais que interferem na vida do mesmo e daqueles que o rodeiam.
A falta de diálogos, de acompanhamento, de orientação, tem feito com que cada vez mais os jovens pulem as fases que deveriam ser vividas de forma natural, a influência da internet e de conteúdos que muitas vezes podem ser interpretados de formas indevidas e que comprometem toda uma educação por tentativa do adolescente de se tornar parte daquele meio em que ele se encontra. A adolescência se torna uma fase de grandes mudanças, sejam elas físicas, mentais e comportamentais, com isso os jovens tendem a reproduzir tudo aquilo que aprenderam seja negativo ou não, e tendem a cada vez mais tomar para si influências daqueles que o rodeiam como os amigos ou imagens daqueles que admiram. Trazendo como consequências riscos prejudiciais para a vida de cada jovem, resultando muitas vezes em adquiro de doenças sexualmente trasmissíveis, gravidez precoce, abandono e desinteresse dos estudos e etc.
Em uma sociedade que tanto é questionado a mudança política e governamental, não paramos para pensar que a geração que dará continuidade e que será resultado e reflexo no futuro são os jovens de hoje, jovens que muitas vezes por falta de interferências na educação que recebem se perdem e acabam tornando-se apenas mais um, fazendo parte de apenas mais um no número exorbitante de adolescentes que iniciaram seu consumo de álcool e com isso resultando em adultos irresponsáveis, descompromissados, e que não conseguem entender a real problemática social e cultural que essa realidade pode ocasionar.
Sendo assim, responsáveis devem cada vez mais entender seu papel na criação e educação de cada adolescente, para que com isso cada indivíduo na sua realidade sinta-se apto para tomar escolhas que possam resultar em consequências positivas na vida dos mesmos. Diante todos os problemas econômicos, políticos e sociais que estamos vivendo, os adolescentes de hoje se tornam a esperança do amanhã, não permitam que essa esperança se perca por irresponsabilidades que podem ser remediadas, uma simples decisão pode mudar uma vida inteira.
Letícia Barbosa Lira.