quarta-feira, junho 19, 2024
HomeSem categoriaColuna | Professor Nota 10 com Rodrigo Barbosa

Coluna | Professor Nota 10 com Rodrigo Barbosa

Publicado em

Artigo Relacionado

RR: ALE vai gastar R$ 2,3 milhões com compra de combustível em posto de político investigado pela PF por desvio milionário

Roraima - Sob a gestão do presidente Soldado Sampaio (Republicanos), a Assembleia Legislativa de...

Coluna | Professor Nota 10 – Rodrigo Barbosa Fróes

Artigo de opinião

Escolas de Qualidade e a Função da Educação

Caros leitores, pensar em escolas de qualidade no Brasil é pensar em algo um pouco distante de nossas realidades, um levantamento da Central Connecticut State University, nos Estados Unidos, chamado ranking WMLN (World’s Most Literate Nations), apresentou um retrato do atual estágio da educação no planeta, em uma época de transformações tecnológicas. O Brasil ficou em 1º lugar em relação ao número proporcional de alunos na escola e ao PIB destinado à educação. Mas ficou na 55ª posição, entre 61 países, em relação à qualidade do ensino (Fonte – r7.com).
Quando pensamos no sistema educacional, pensamos na luta contra a alienação, pensamos e desejamos igualdade no direito de cada criança, jovem e adulto ter acesso a uma escola com condições de torná-los capazes de destruir e renovar constantemente os meios e a si mesmos, é sabido que a função da educação é fomentar homens e mulheres independentes intelectualmente, conscientes, críticas e justas. No entanto, percebemos que a realidade é um grave problema dentro das escolas e secretarias de educação, a maneira como funciona não estimula o aluno a ir para frente, propostas curriculares sufocantes, projetos ineficazes e um investimento pífio por parte do poder púbico.
Deve-se pensar a educação a partir da realidade que a escola está inserida, pois uma prática bem sucedida realizada em uma escola pode não funcionar em outra mesmo estando na mesma cidade, hoje o governo pensa em normativas há projetos de governo que chegam com soluções prontas. Mas se a principal demanda [dos alunos] não for ouvida, 80% da proposta não darão certo.
É de extrema importância para a sociedade que o país coloque a educação no topo das prioridades. Sabemos que o IDEB não deve ser balizador único dos resultados e avanços, a um conjunto de fatores que partem do pensamento interdisciplinar fundamental para a criatividade e inovação das crianças, primamos por uma Escola de Qualidade que é responsabilidade de todos.
Concluo com o pensamento de Paulo freire que resume: Me movo como educador, porque, primeiro, me movo como gente, minha experiência como diretor escolar me mostra que quando as pessoas trabalham juntas, lado a lado, por uma causa comum, Sua unidade multiplica sua força, diminuir a desigualdade no aprendizado é um desafio de todos.

Últimos Artigos

Inpa compõe Rede Amazônica de instituições científicas para desenvolver bioeconomia na região

Oito institutos científicos da Pan-Amazônia do Brasil, Colômbia, Peru, Bolívia e Equador unem esforços...

Estudo da FVS-RCP aborda sobre a tendência da Leishmaniose Tegumentar

Integrando as ações de pesquisa em vigilância em saúde no Amazonas, a Fundação de...

Estudo estima a efetividade do método Wolbachia no Brasil

Em maio de 2024, o Brasil bateu um recorde negativo. Foram 5 milhões de...

Galeria do largo recebe exposição ‘Portrait, entre o real e o abstrato’, nesta quarta

O Centro de Artes Visuais Galeria do Largo apresenta nesta quarta-feira (12/06), a partir...

Eric Lima

Criador do Portal Pontual

Mestrado em Saúde, Sociedade e Endemias na área de concentração de Epidemiologia de Agravos e Prevalentes na Amazônia pelo instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD/FIOCRUZ), Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e Universidade Federal do Pará (UFPA - 2013). Tem experiência em pesquisa na área de Epidemiologia, Saúde Coletiva com ênfase em Saúde Pública, Avaliação de Serviço em Saúde e Saúde Baseada em Evidências, desenvolvendo estudos nos temas: Tuberculose, Resistência aos fármacos, Tuberculose Multirresistente, Coinfecção TB/HIV.

Mais artigos como este

Inpa compõe Rede Amazônica de instituições científicas para desenvolver bioeconomia na região

Oito institutos científicos da Pan-Amazônia do Brasil, Colômbia, Peru, Bolívia e Equador unem esforços...

Estudo da FVS-RCP aborda sobre a tendência da Leishmaniose Tegumentar

Integrando as ações de pesquisa em vigilância em saúde no Amazonas, a Fundação de...

Estudo estima a efetividade do método Wolbachia no Brasil

Em maio de 2024, o Brasil bateu um recorde negativo. Foram 5 milhões de...