Manaus | AM
Pesquisa da Pontual mede confiabilidade do manauara em Omar e Braga para 2018.
Análise – Eric Barbosa
No próximo ano a população deverá escolher novos representantes para Deputado, Senador, Governador e Presidente. O eleitor e volátil na sua preferência, isto significa que sua opção de voto hoje não é a mesma amanhã. Porém, as pesquisas são fundamentais para a tomada de decisão nas articulações políticas.
Nos dias 16 e 17 deste mês, a Pontual Pesquisas entrevistou 1066 pessoas nas 06 zonas da cidade de Manaus com objetivo de mensurar a confiança do eleitor manauara quanto as duas maiores lideranças do Amazonas, Eduardo Braga e Omar Aziz.
Eduardo Braga e Omar Aziz articulam suas movimentações para possíveis candidaturas. Neste contexto, incertezas permeiam a viabilidade de seus projetos político. Investigações, conformação de grupo é alianças partidárias tomam fôlego, porém, esbarram no ponto crucial. A confiança do eleitor!
De acordo com estudo, 64,6℅ dos eleitores manauaras confiariam seu voto em Braga e Omar para governador do Amazonas em 2018. Isto reflete acima de 50% dos entrevistados em Manaus, apontando ainda 32,9℅ não confiariam em ambos.
Eduardo Braga e Omar Aziz mostram envergadura política com este índice. Nos bastidores do poder se pergunta, se além de Braga e Omar, quem teria poder e disposição a disputar o cargo de governador em 2018.
Além de Braga e Omar, falta renovação, nomes a serem testados, alguns dos possíveis, não tem grupo ou conseguem congregar viabilidade financeira para encabeçar um projeto político.
Artur e Ramos disputaram 2° turno para Prefeitura de Manaus, Artur para governo? E cedo dizer quais são os planos do tucano para 2018.
Marcelo Ramos, não tem os votos que obteve com grupo que apoiou sua candidatura, viabilidade financeira para liderar o projeto não tem. Quem teria coragem de apostar cifras em Marcelo de novo?, Difícil.
Diante disto, é possível apenas fazer conjecturas. O jogo está se formando, as articulações de lideranças iniciaram, e as peças já estão em movimento. Comando da associação dos municípios, já denota uma forte articulação de José Melo neste jogo, prefeitos calculam bem suas necessidades, ou seja, governar com 4 mãos, afinal o governador e uma aliado indispensável em tempos de economia difícil.
Braga e articulador, tem votos, adversário de peso. Se vier para disputar o governo, vem apostando todas as suas fichas. Omar tem votos, vem de governo bem avaliado, tem opção do Senado, irá avaliar bem para tomar uma decisão.
Portanto, vamos monitorando e entendendo o comportamento dos dados. Logo, o quadro será formado, porém, não se espante se adversários em 2016, se transformarem em aliados, pois conversas improváveis já aconteceram em Brasília.
Veja pesquisa:
Eric Barbosa