Esportes | Amazonas
Duas mulheres oriundas do interior do Amazonas serão destaque na 5ª Copa Genar Oliveira de Boxe, neste domingo, 21 de maio, a partir das 10h, na Vila Olímpica de Manaus. A bicampeã brasileira Sandra Ramos, 28, subirá ao ringue em busca de mais um título, feito ainda inédito na carreira da estreante Kalinka Sousa, 20.
Sandra nasceu em Santo do Içá (a 881 quilômetros de Manaus), enquanto Kalinka é natural de Santarém (PA) e iniciou a carreira esportiva no projeto social Lutadores de Cristo Gold Team, do município de Autazes (a 108 quilômetros da capital amazonense).
“Na verdade, a Copa Genar Oliveira serve de preparação para o Campeonato Brasileiro que acontece no mês de julho, em local a ser definido pela Confederação. É muito difícil lutar em Manaus, pois eventos de boxe são muito raros aqui na região e isso é um problema para todos os atletas que praticam a modalidade”, disse Sandra, que venceu as edições de 2015 e 2016 do Brasileiro de Boxe na categoria até 48 kg.
Na 5ª Copa Genar Oliveira, Sandra vai estrear na categoria até 51 kg. O objetivo da atleta este ano é garantir vaga na seleção brasileira e, posteriormente, se credenciar para o programa Bolsa-Atleta Municipal.
Enquanto Sandra representa a experiência, Kalinka é o sangue novo nos ringues. Faixa azul de jiu-jítsu, ela já fez duas lutas profissionais de MMA (Big Way Fight e Dantas Fight). Ultimamente, vem se dedicando ao boxe sob orientação do renomado professor Carlos Fiola, da Vila Olímpica de Manaus. Ela faz a preparação física na Fit One Treinamentos Personalizados, no conjunto Débora.
A jovem atleta de Autazes vai competir na categoria até 48 kg. Nos dias que antecedem o evento, Kalinka sofre com o processo de perda de peso.
“Estou quase chegando ao limite de categoria e até a pesagem estarei pronta para esse primeiro desafio no boxe. Estou na torcida para que apareça uma adversária e espero fazer um grande combate”, comentou a lutadora da Nova União/Garagem.
Assessoria de Imprensa das atletas Sandra Ramos e Kalinka Sousa: