Manaus | Terça feira
Em pronunciamento na sessão desta terça-feira, 23 de maio, a deputada estadual Alessandra Campêlo (PMDB) trouxe ao plenário uma série de reivindicações trazidas ao seu conhecimento por meio do Sindicato dos Técnicos de Enfermagem, Auxiliares de Enfermagem e Agentes Administrativos da Saúde.
De acordo com o presidente do sindicato, enfermeiro Fragata, a principal pauta dos trabalhadores é a instituição imediata da Comissão de Avaliação de Desempenho, conforme consta na lei do Plano de Cargos, Carreiras e Salários da Saúde. Sem esse mecanismo, os funcionários do setor ficam impossibilitados de terem progressão em suas carreiras, explicou a deputada.
Outra demanda é que sejam feitos estudos para inserção no Orçamento de 2018 o recurso necessário para o reajuste salarial da categoria. Desde 2014, não há nenhum tipo de reposição e a inflação dos últimos anos diminui o pode aquisitivo dos trabalhadores da saúde.
O sindicato também pleiteia a extensão da concessão do ticket alimentação a todos os servidores da Susam. Além disso, os trabalhadores lutam para que a secretaria institua um plano de saúde particular, visto que a oferta de atendimento de consultas e exames na rede pública é deficitária.
“O novo governador está montando um plano emergencial de saúde e algumas coisas já estão sendo colocados em prática para o atendimento à população, então que governador também elabore um plano emergencial para recuperação salarial dos servidores da saúde. Que a gente atenda a população, mas que a gente possa também criar condições favoráveis e dignas de trabalho para os trabalhadores da saúde”, concluiu a deputada.