quarta-feira, fevereiro 28, 2024
HomeSem categoriaEleição | Amazonino Mendes faz propostas para reconstrução da saúde pública

Eleição | Amazonino Mendes faz propostas para reconstrução da saúde pública

Publicado em

spot_img

Artigo Relacionado

RR: ALE vai gastar R$ 2,3 milhões com compra de combustível em posto de político investigado pela PF por desvio milionário

Roraima - Sob a gestão do presidente Soldado Sampaio (Republicanos), a Assembleia Legislativa de...

Amazonas | terça feira

 “O início da reconstrução do Amazonas passa pela saúde pública. Vocês, servidores, serão o símbolo dessa mudança”. A frase é do responsável por construir 80% de toda a rede hospitalar existente no Estado, o candidato Amazonino Mendes (PDT), durante reunião com funcionários públicos, ocorrida na noite desta segunda-feira (24), em uma casa de eventos, no bairro Ponta Negra, Zona Oeste.

O ex-governador lamentou as condições atuais do setor mais essencial de um governo e conclamou os profissionais a se unirem pelo resgate da saúde no Amazonas. “Vocês são conhecedores do que fiz na saúde. Saí do governo e os hospitais funcionavam, contavam com médicos, remédios. Destruíram tudo. Parou de funcionar. O primeiro setor que o Amazonino vai sentar para cuidar, é a saúde pública. Vocês serão o símbolo da reconstrução, da mudança”, comentou o candidato.

Amazonino disse que irá descobrir o porquê do recurso destinado à saúde pública não ser suficiente para deixar a rede hospitalar em pleno funcionamento. “Vou descobrir por onde está vazando o dinheiro”, frisou.

Durante o encontro, que contou com a participação do prefeito de Manaus, Arthur Neto (PSDB), e da primeira-dama Elisabeth Valeiko, além da mulher do vice-prefeito Marcos Rotta, Tecla Caddah, e do secretário nacional de Educação Básica, Rossieli Soares, o ex-governador relembrou o acidente de carro sofrido em 2001, que resultou em seis costelas fraturadas. “Sabe onde eu fiquei internado? No Francisca Mendes, em que passei por um procedimento cirúrgico. Fiquei porque eu confiava nos profissionais e na rede hospitalar que eu tinha criada”, destacou.

O prefeito de Manaus, Arthur Neto, disse aos trabalhadores sobre a necessidade da eleição de Amazonino. Para Arthur, só Amazonino é capaz de devolver a parceria entre a prefeitura e governo do Estado. “Manaus não conta com o apoio do atual governador de Estado. Não podemos ser governados por ‘governetes’. É preciso alguém com experiência que olhe para os problemas e ajude a solucioná-los, com parcerias. Amazonino é a pessoa ideal e ele irá devolver essa governabilidade e parceria entre os governos”, disse o prefeito.

A ouvidora do Sistema Único de Saúde (SUS), Walcineia Oliveira, 48, disse que a saúde pública no Amazonas só funcionou no tempo de Amazonino. “Ele reestruturou e modernizou todo a rede de saúde. Valorizou os profissionais. Fez tudo. Hoje a situação é caótica. Parou. É crítica. Só ele é capaz de resolver tudo isso”, declarou.

Realizações

Durante os três mandatos como governador do Estado e prefeito de Manaus, Amazonino Mendes (PDT) implantou no Amazonas 173 pontos de atendimentos de saúde, como centros de assistência de baixa, média e alta complexidade. Os hospitais 28 de Agosto, Dr. João Lúcio (adulto e infantil), Francisca Mendes, de Medicina Tropical (FMT), de Oncologia (1ª etapa), além das policlínicas, foram algumas das obras de Amazonino. “Fizemos os Caics (Centro de Atenção à Criança e ao Adolescente) e Caimis (Centro de Atenção Integral à Melhor Idade), mais de 40 hospitais de referência no interior”, citou.

Além de concursos públicos e valorização do servidor, Amazonino implantou programas inéditos no Brasil como o “Leite do Meu Filho” e “Carretas da Mulher”. O SOS Manaus e SOS Vida também foram alguns dos projetos inéditos na capital. Aproximadamente, 37 “Casonas da Família”, cinco maternidades, a Central de Medicamentos, as policlínicas de saúde, entre outros.

Últimos Artigos

Egressa da UEA conquista residência no hospital Sírio- Libanês

A egressa do curso de Enfermagem da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Amanda...

Capoeiristas se reúnem para promover e definir o Plano de Salvaguarda de Capoeira no estado

A construção do plano de salvaguarda da capoeira no Amazonas é a proposta do...

Google anuncia abertura de centro de engenharia no Brasil

O Google, o Governo de São Paulo e o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT),...

Ibama e UEA alinham acordo para desenvolvimento de projetos

Em reunião realizada no último dia 16 de fevereiro, a Universidade do Estado do...

Eric Lima

Criador do Portal Pontual

Mestrado em Saúde, Sociedade e Endemias na área de concentração de Epidemiologia de Agravos e Prevalentes na Amazônia pelo instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD/FIOCRUZ), Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e Universidade Federal do Pará (UFPA - 2013). Tem experiência em pesquisa na área de Epidemiologia, Saúde Coletiva com ênfase em Saúde Pública, Avaliação de Serviço em Saúde e Saúde Baseada em Evidências, desenvolvendo estudos nos temas: Tuberculose, Resistência aos fármacos, Tuberculose Multirresistente, Coinfecção TB/HIV.

Mais artigos como este

Egressa da UEA conquista residência no hospital Sírio- Libanês

A egressa do curso de Enfermagem da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Amanda...

Capoeiristas se reúnem para promover e definir o Plano de Salvaguarda de Capoeira no estado

A construção do plano de salvaguarda da capoeira no Amazonas é a proposta do...

Google anuncia abertura de centro de engenharia no Brasil

O Google, o Governo de São Paulo e o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT),...