Manaus | Quarta Feira 08/11/17
A empresa DMP/Tiradentes publicou uma pesquisa afirmando queda de popularidade da gestão do recém eleito governador Amazonino Mendes. Porém, muitas características da forma como foi conduzida a pesquisa, levantou indagações, tanto do meio político, como de especialistas.
A pesquisa publicada na Tiradentes e reproduzida por alguns portais, não apresentou dados básicos para qualquer estudo publicado. Ela foi publicado sem assinatura do estatístico, sem descrição do processo metodológico, e conduzida com uma pergunta comparativa com um personagem chamado de “candidato novo”, passível de subjetividade que pode ser associado ao voto branco e nulo no entendimento do entrevistado.
O governador Amazonino Mendes tem pouco mais de 30 dias de gestão. O que impossibilita qualquer indicador ou ainda identificação de queda da popularidade, o recorte temporal para se mensurar o fato, e no mínimo de 60 dias, isso é uma premissa básica entre os especialistas em pesquisa de opnião pública.
Para ser possível afirmar a queda de votos do governador, seria necessário reproduzir um estudo, com cenário similar, mas nunca com a inclusão de uma figura “fictícia” chamada de “candidato novo”. Ou seja, uma opção de resposta vaga e confundível, sem personalidade, uma opção de resposta inviável para constar em uma pesquisa.
Na manhã desta quarta-feira o jornalista Neuton Corrêa do BNC, direcionou uma pergunta para o governador Amazonino sobre a pesquisa da DMP.
Amazonino disse que se tratava de uma pesquisa “Fanta”, que motivou “risadas” de todos os presentes e dominou as conversas após o término, em concordância com o governador, sobre a fragilidade do estudo que foi publicado na rádio Tiradentes.
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Redação