Sexta-feira 17/11/2017
É comemorado nesta terça-feira (17), o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, tipo da doença de maior incidência na população masculina do Amazonas. A Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), lança um alerta à sociedade, sobre a importância da realização dos exames de rastreio, para a possibilidade de detecção precoce da doença.
A diretora-presidente e engenheira biomédica, Ana Paula lemes, explica que dessa forma as chances de cura são ampliadas em até 90% e, consequentemente, a mortalidade é reduzida.
Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), órgão subordinado ao Ministério da Saúde (MS), no Amazonas, o câncer de próstata é o segundo tipo de doença que mais mata homens no Brasil, perdendo apenas para o câncer de pulmão, e a taxa bruta de incidência aponta 28 casos para 100 mil habitantes.
Programaçã0 Novembro Azul
Como parte da programação da campanha Novembro Azul, a Fundação aproveitará a data para desenvolver uma ação educativa interna, envolvendo pacientes, acompanhantes e profissionais de saúde da instituição de referência em cancerologia. Levando informações básicas sobre a doença ao conhecimento do público, promovendo a prevençāo e alertando sobre os cuidados com a saúde do homem.
Redaçāo por Gabrielly Gentil