Manaus | Sexta-feira
A prefeitura de Coari vai injetar mais R$ 14 milhões na economia do município com o pagamento de abono, 13o, 14o, 15o e 16o salários para os professores da rede pública. O valor é proveniente de recursos próprios e do Fundeb e beneficiou 1,7 mil educadores na cidade do interior do amazonas.
O recurso, já liberado e pago aos trabalhadores, promete aquecer a economia da do município neste final de ano, aumentando o poder de compra da população e movimentando o comércio, conforme afirmou o prefeito Adail Filho. Segundo ele, além dos décimos, os professores também já receberam as três parcelas do abono salarial, também recurso do Fundeb, onde cada profissional de educação recebeu R$ 3.333,00 por cadeira, divididos em três parcelas.
“Nós aplicamos os recursos de forma correta na educação durante todo o ano. Com isso, nós garantimos que os professores, profissionais essenciais e que nós sempre valorizamos, tenham um final de ano com muitos motivos para comemorar. Isso sem falar do impacto econômico que esses pagamentos vão gerar em nossa cidade. Com mais dinheiro, as pessoas compram mais e movimentam o mercado econômico de Coari”, afirmou Adail Filho.
A vice-prefeita de Coari, Mayara Pinheiro, fez questão de reforçar a valorização dos profissionais e ainda lembrou os compromissos assumidos pela gestão, como o pagamento dos décimos, o ajuste no plano de cargos, carreiras e salários e o concurso público.
De acordo com ela, o concurso público selecionará profissionais para atuar na zona rural de Coari. “Vamos levar professores capacitados para atender nossa população até nas comunidades mais distantes. Também já estamos com tudo pronto para relançar e ampliar diversos programas sociais do nosso município”, afirmou.