Manaus | Terça-feira
O Centro de Diagnóstico do Hospital e Pronto-Socorro (HPS) da Zona Norte, que atende pacientes de todas as unidades públicas de saúde do estado, da capital e de municípios do interior, contribuiu para que mais de 149 mil diagnósticos de alta complexidade fossem realizados este ano. O HPS é vinculado à Secretaria de Estado de Saúde (Susam).
Inaugurado em fevereiro de 2017, o centro é um moderno parque de imagens que conta com exames de tomografia, ressonância magnética, mamografia, ultrassonografia, endoscopia, colonoscopia e raio-x. Além de exames de ecocardiografia, holter 24 horas, monitorização ambulatorial de pressão arterial e teste ergométrico. O número de diagnóstico é o montante de exames realizados de fevereiro até o dia 18 de dezembro.
“Quando o Centro de Diagnóstico foi inaugurado, havia pacientes que há mais de um ano aguardavam por exames com a solicitação do médico em mãos. Ainda no primeiro semestre, as filas de espera para a realização de cinco exames que eram disponibilizados na unidade foram encerradas”, aponta o diretor administrativo do HPS da Zona Norte, Edson Martins.
Filas encerradas – Para ele, o trabalho de gestão fez com que unidade conseguisse encerrar a espera dos pacientes de toda rede pelos exames que são agendados exclusivamente pelo Sistema de Regulação do Amazonas (Sisreg). Os cinco exames com filas encerradas são: ecocardiograma infantil, tomografia, endoscopia digestiva e raio-x.
“Me consultei em um dia e três dias depois eu já estava realizando meu exame de mamografia. Acho que essa agilidade faz toda a diferença no serviço público de saúde. O atendimento foi satisfatório e a estrutura está excelente”, disse Helenilda Silva, 53.
O HPS da Zona Norte é administrado pelo Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento (Imed) desde a inauguração em 2014. O Centro de Diagnóstico do HPS funciona de segunda a sexta-feira de 6h às 22h e a unidade está localizado na avenida Torquato Tapajós, s/nº, Colônia Terra Nova, zona norte de Manaus.
Comodidade – No Centro de Diagnóstico a tecnologia vai além dos equipamentos de exames. De forma segura, pacientes podem visualizar, por meio da internet, resultados dos exames de raio x, ressonância, tomografia e mamografia que realizaram na unidade.
Após realizar o exame, o paciente recebe impresso em papel um link e um número de protocolo. Ao acessar esse link por meio de qualquer navegador, aparece um campo para digitar o número de protocolo. Após 72 horas de realização do exame, o paciente pode visualizar todas as imagens e o laudo.
O paciente pode, ainda, acessar o site do Governo do Amazonas (amazonas.am.gov.br) ou da Susam (saude.am.gov.br) e clicar no banner resultados de exames e digitar o protocolo para ter acesso aos laudos.
“O diagnóstico de doenças por imagem é um avanço da tecnologia, um aliado da medicina. Realizando o exame, o paciente, tão logo, dará continuidade ao tratamento da forma necessária”, completa Edson Martins.
Fonte: Secom
Redação Por Natália Dantas