quinta-feira, fevereiro 22, 2024
HomeSem categoriaSaúde | Susam promove 2º Seminário Estadual de Humanização na Saúde

Saúde | Susam promove 2º Seminário Estadual de Humanização na Saúde

Publicado em

spot_img

Artigo Relacionado

RR: ALE vai gastar R$ 2,3 milhões com compra de combustível em posto de político investigado pela PF por desvio milionário

Roraima - Sob a gestão do presidente Soldado Sampaio (Republicanos), a Assembleia Legislativa de...

Manaus | Terça-feira


Com o objetivo de melhorar o processo de humanização nas unidades de saúde da rede estadual, foi realizado, nesta terça-feira (19/12), o 2º Seminário Estadual de Humanização na Saúde. O evento, promovido pela Secretaria de Estado de Saúde (Susam), é uma ação da Política Nacional de Humanização (PNH) para o Sistema Único de Saúde (SUS) e conta com apoio do Ministério da Saúde e do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam).

O evento reuniu cerca de 150 profissionais de saúde das unidades de urgência e emergência e de atendimento especializado, durante todo o dia, no auditório do Cetam. Na ocasião, foram apresentadas iniciativas bem sucedidas na rede pública estadual do Amazonas, dentro do que preconizam as diretrizes da PNH

A Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon) mostrou, como exemplo, o projeto de ‘Visita Ampliada’, que estende o horário de visitação a pacientes internados nas enfermarias do hospital, de uma hora para três horas diárias (das 15h às 18h), de segunda-feira a domingo.

Melhoria no atendimento – O objetivo é mostrar a quem trabalha diariamente nos hospitais que é possível avançar no sentido de melhorar, cada vez mais, o atendimento no serviço público de saúde. “Não é impossível a gente conseguir fazer diferente e fazer melhor. Nós queremos mudança no serviço de atendimento e gestão, incluindo as pessoas e fazendo o sistema de saúde mais acolhedor”, destaca a coordenadora do Núcleo Estadual de Humanização, Ana Karla Pimenta.
Além da exposição das iniciativas, também foi realizada uma palestra para 50 profissionais já capacitados pela Susam para desenvolver as políticas de humanização. “Estamos tentando resgatar profissionais que foram formados lá no início e que precisam somar forças a esse projeto. Resgatando essas pessoas conseguimos ter multiplicadores da ideia”, ressaltou Ana Karla.
Outro projeto que tem base na PNH é o Internato Rural dos alunos do curso de medicina na Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Segundo Ana Karla, antes da viagem para internato no interior do Amazonas os alunos são orientados a desenvolver os princípios da PNH.
As ações em busca de promover a humanização seguem até 2018, de acordo com a coordenadora.  “Temos um plano de ação até setembro de 2018, com ações para trabalhar, tanto nos prontos-socorros quanto nas unidades de atendimento especializado. Nossa proposta é conseguir implantar a política de humanização no máximo possível de unidades de saúde”.
Princípios do SUS e PNH – A PNH foi criada pelo MS em 2003. O objetivo do Ministério é efetivar, por meio dela, os princípios do SUS no cotidiano das práticas de atenção e gestão, qualificando a saúde pública no Brasil. 
Na prática, os resultados que a PNH busca são:
– Redução de filas e do tempo de espera, com ampliação do acesso;
– Atendimento acolhedor e resolutivo baseado em critérios de risco;
– Implantação de modelo de atenção com responsabilização e vínculo;
– Garantia dos direitos dos usuários;
– Valorização do trabalho na saúde;
– Gestão participativa nos serviços.

Fonte: Secom

Redação Por Natália Dantas

Últimos Artigos

Em Japurá no Amazonas, garimpo ilegal e lixão ameaçam o meio ambiente, afirma Joel Araújo

Na sua avaliação a alta renda per capta do município, advinda em grande parte...

Governo do Am apoia manutenção de equipamentos laboratoriais para continuidade nas pesquisas

O Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado...

Em nova publicação, Joel Araújo expõe situação do lixão à céu aberto da cidade de Autazes no Amazonas

"Me impressiona que ainda hajam pessoas catando lixo no lixão à céu aberto de...

UEA firma acordo com Instituto Butantã

A reunião institucional entre a UEA e o Instituto Butantã ocorreu na quinta-feira (9/2),...

Eric Lima

Criador do Portal Pontual

Mestrado em Saúde, Sociedade e Endemias na área de concentração de Epidemiologia de Agravos e Prevalentes na Amazônia pelo instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD/FIOCRUZ), Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e Universidade Federal do Pará (UFPA - 2013). Tem experiência em pesquisa na área de Epidemiologia, Saúde Coletiva com ênfase em Saúde Pública, Avaliação de Serviço em Saúde e Saúde Baseada em Evidências, desenvolvendo estudos nos temas: Tuberculose, Resistência aos fármacos, Tuberculose Multirresistente, Coinfecção TB/HIV.

Mais artigos como este

Em Japurá no Amazonas, garimpo ilegal e lixão ameaçam o meio ambiente, afirma Joel Araújo

Na sua avaliação a alta renda per capta do município, advinda em grande parte...

Governo do Am apoia manutenção de equipamentos laboratoriais para continuidade nas pesquisas

O Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado...

Em nova publicação, Joel Araújo expõe situação do lixão à céu aberto da cidade de Autazes no Amazonas

"Me impressiona que ainda hajam pessoas catando lixo no lixão à céu aberto de...