Com o objetivo de melhorar o processo de humanização nas unidades de saúde da rede estadual, foi realizado, nesta terça-feira (19/12), o 2º Seminário Estadual de Humanização na Saúde. O evento, promovido pela Secretaria de Estado de Saúde (Susam), é uma ação da Política Nacional de Humanização (PNH) para o Sistema Único de Saúde (SUS) e conta com apoio do Ministério da Saúde e do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam).
A Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon) mostrou, como exemplo, o projeto de ‘Visita Ampliada’, que estende o horário de visitação a pacientes internados nas enfermarias do hospital, de uma hora para três horas diárias (das 15h às 18h), de segunda-feira a domingo.
Melhoria no atendimento – O objetivo é mostrar a quem trabalha diariamente nos hospitais que é possível avançar no sentido de melhorar, cada vez mais, o atendimento no serviço público de saúde. “Não é impossível a gente conseguir fazer diferente e fazer melhor. Nós queremos mudança no serviço de atendimento e gestão, incluindo as pessoas e fazendo o sistema de saúde mais acolhedor”, destaca a coordenadora do Núcleo Estadual de Humanização, Ana Karla Pimenta.
Além da exposição das iniciativas, também foi realizada uma palestra para 50 profissionais já capacitados pela Susam para desenvolver as políticas de humanização. “Estamos tentando resgatar profissionais que foram formados lá no início e que precisam somar forças a esse projeto. Resgatando essas pessoas conseguimos ter multiplicadores da ideia”, ressaltou Ana Karla.
Outro projeto que tem base na PNH é o Internato Rural dos alunos do curso de medicina na Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Segundo Ana Karla, antes da viagem para internato no interior do Amazonas os alunos são orientados a desenvolver os princípios da PNH.
As ações em busca de promover a humanização seguem até 2018, de acordo com a coordenadora. “Temos um plano de ação até setembro de 2018, com ações para trabalhar, tanto nos prontos-socorros quanto nas unidades de atendimento especializado. Nossa proposta é conseguir implantar a política de humanização no máximo possível de unidades de saúde”.
Princípios do SUS e PNH – A PNH foi criada pelo MS em 2003. O objetivo do Ministério é efetivar, por meio dela, os princípios do SUS no cotidiano das práticas de atenção e gestão, qualificando a saúde pública no Brasil.
Na prática, os resultados que a PNH busca são:
– Redução de filas e do tempo de espera, com ampliação do acesso;
– Atendimento acolhedor e resolutivo baseado em critérios de risco;
– Implantação de modelo de atenção com responsabilização e vínculo;
– Garantia dos direitos dos usuários;
– Valorização do trabalho na saúde;
– Gestão participativa nos serviços.
Fonte: Secom
Redação Por Natália Dantas