segunda-feira, maio 27, 2024
HomeSem categoriaManaus | Governador em exercício, Bosco Saraiva, participa de ação do projeto...

Manaus | Governador em exercício, Bosco Saraiva, participa de ação do projeto ‘Sinaleiras’, na rotatória do Eldorado

Publicado em

Artigo Relacionado

RR: ALE vai gastar R$ 2,3 milhões com compra de combustível em posto de político investigado pela PF por desvio milionário

Roraima - Sob a gestão do presidente Soldado Sampaio (Republicanos), a Assembleia Legislativa de...

Manaus | Sexta-feira


O governador em exercício do Amazonas e secretário estadual de Segurança Pública, Bosco Saraiva participou, na manhã desta sexta-feira (22/12), de uma panfletagem de conscientização do projeto “Sinaleiras” para chamar a atenção de motoristas e passageiros contra o trabalho infantil. A ação, que reuniu órgãos estaduais e federais ocorreu na rotatória do conjunto Eldorado, localizada na avenida Mário Ypiranga, bairro Parque Dez de Novembro, zona centro-sul de Manaus.

 De acordo com Bosco Saraiva, a ação inédita do Governo do Estado conta com a parceria da Prefeitura de Manaus, da Associação Beneficente O Pequeno Nazareno e o do Ministério Público do Trabalho (MPT) e visa erradicar o trabalho infantil nos semáforos da cidade. “É um programa com inúmeros projetos dentro dele e isso aqui e o início do trabalho intensivo de combate à exploração do trabalho infantil. Nós temos a grata satisfação de sentir, esses dias, a ausência dessas crianças nos semáforos em Manaus. O resultado é em razão do Ministério Público do Trabalho, por meio da doutora Alzira (Melo Costa, procuradora do MPT), juntamente da secretaria Auxiliadora (Abrantes Pinto, secretária de Estado de Ação Social), que conseguiram em 15 dias fazer uma grande ação junto com a Organização Não Governamental O Pequeno Nazareno”, comentou o vice-governador.

 Aliada a ação de conscientização, acontece desde a última segunda-feira (18/12), na Escola Estadual Gilberto Mestrinho, bairro Colônia Antônio Aleixo, zona leste da capital, a Colônia de Férias “De Férias Sim, nas Ruas Não”, com crianças, adolescentes e famílias que atuavam nos sinais da capital. O governador em exercício destacou que o programa não se encerra com término da colônia de férias, em janeiro deste ano. “O slogan ‘Chega de trabalho infantil’ é a partir de hoje mesmo. É no Natal, no Réveillon, no Carnaval, na festa do boi. Nós não queremos mais ver nossas crianças perderem o futuro”, comentou Bosco.

 De acordo com a secretária de Assistência Social (Seas), Auxiliadora Abrantes, o motorista e o cidadão têm papéis fundamentais na conscientização de não dar esmolas às crianças e adolescentes, nos semáforos da cidade. “A ação visa exatamente o combate ao trabalho infantil. Essas crianças e adolescentes, que se encontram em situação de sinaleiras, durante o dia, recebiam entre R$ 80 e 150. E se nós não tivermos essa parceria, essa sensibilização com os motoristas para que eles entendam que enquanto essas crianças estão nos sinais elas deixam de viver a sua plenitude, a sua infância e adolescência, deixando de estar no banco das escolas, à mercê dos riscos sociais”, destacou a secretária.

 A procuradora do Trabalho, Alzira Melo Costa, destacou que pela primeira vez, o MPT conseguiu juntar grandes órgãos no combate ao trabalho infantil. “Aqui, gente vem conscientizar o condutor para que não dê ajuda financeira para crianças e adolescentes que estão fazendo malabares no sinal, porque isso pode até dar um quilo de alimento a essas crianças, mas estará roubando o futuro delas”, disse a procuradora.

 Colônia de Férias – A primeira edição da colônia de férias “De Férias Sim, na Rua Não”, iniciou (18/12), e atende 237 pessoas, entre as quais 166 crianças e 71 familiares delas. Elas terão acesso a serviços nas áreas de assistência social, saúde, educação, geração de renda, e lazer e cultura. O objetivo é iniciar um processo de mudança de uma realidade ainda muito presente em Manaus: o trabalho de crianças e adolescentes nos semáforos.

Fonte | Secom

Redação | Gabrielly Gentil

Últimos Artigos

Seminário de Segurança Inovadora discute esta semana a ordem pública a partir de experiências bem sucedidas no país

Especialistas em segurança pública de todo o Brasil serão palestrantes no II Seminário de...

Promotor investiga suposto desvio de merenda escolar na rede de ensino da Prefeitura de Manaus

O promotor do Ministério Público do Amazonas (MP-AM), Marcelo Pinto Ribeiro, da 55ª Promotoria...

Abertas inscrições para oficina de pintura para pessoas com deficiência visual e baixa visão

Em comemoração aos 15 anos da audiodescrição no Amazonas, o Governo do Estado, por...

Márcia Perales lança livro sobre a democratização do ensino

A pesquisadora e escritora Márcia Perales Mendes Silva, diretora-presidente da Fundação de Amparo à...

Eric Lima

Criador do Portal Pontual

Mestrado em Saúde, Sociedade e Endemias na área de concentração de Epidemiologia de Agravos e Prevalentes na Amazônia pelo instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD/FIOCRUZ), Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e Universidade Federal do Pará (UFPA - 2013). Tem experiência em pesquisa na área de Epidemiologia, Saúde Coletiva com ênfase em Saúde Pública, Avaliação de Serviço em Saúde e Saúde Baseada em Evidências, desenvolvendo estudos nos temas: Tuberculose, Resistência aos fármacos, Tuberculose Multirresistente, Coinfecção TB/HIV.

Mais artigos como este

Seminário de Segurança Inovadora discute esta semana a ordem pública a partir de experiências bem sucedidas no país

Especialistas em segurança pública de todo o Brasil serão palestrantes no II Seminário de...

Promotor investiga suposto desvio de merenda escolar na rede de ensino da Prefeitura de Manaus

O promotor do Ministério Público do Amazonas (MP-AM), Marcelo Pinto Ribeiro, da 55ª Promotoria...

Abertas inscrições para oficina de pintura para pessoas com deficiência visual e baixa visão

Em comemoração aos 15 anos da audiodescrição no Amazonas, o Governo do Estado, por...