terça-feira, novembro 12, 2024
HomeSem categoriaManaus | Saídas temporárias de Natal de 2017 são menores do que...

Manaus | Saídas temporárias de Natal de 2017 são menores do que nos dois últimos anos.

Publicado em

Artigo Relacionado

Exposição ‘Entre o Céu e a Terra’, de Alonso Jr., captura a essência do brincar em grupo

Nesta quarta-feira (31/07), às 18h30, a Galeria do Largo recebe a exposição "Entre o...

Manaus | Sexta-feira


Este ano as saídas temporárias de fim de ano serão menores do que as registradas em 2015 e 2016. De acordo com dados da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), este ano 75 internos do regime semiaberto feminino e masculino de Manaus e de Itacoatiara, município localizado a 270 quilômetros da capital, vão receber o benefício, sendo esse número 15% menor do que o de 2016, quando foram autorizadas as saídas de 88 presos. Comparado com 2015, o número representa uma diminuição de 37%, quando 119 presos do regime semiaberto utilizaram o benefício da saída temporária há dois anos.

 O benefício da saída temporária é autorizado pela Vara de Execuções Penais (VEP) apenas para internos do regime semiaberto, não sendo atribuído para internos do regime provisório e fechado. Em 2017, três detentos da Unidade Prisional Mista de Itacoatiara irão usufruir o direito, 21 mulheres da Unidade Prisional Semiaberto Feminino (UPSF) em Manaus, foram autorizadas pela VEP e 51 detentos do regime semiaberto do Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj Semiaberto) foram beneficiados.

 As saídas temporárias estão fundamentadas na Lei de Execução Penal (Lei nº 7.210/84) e geralmente ocorrem em datas comemorativas específicas, tais como Natal, Páscoa, Dia das Mães e dos Pais, para confraternização e visita aos familiares. Cada interno tem direito há usar 35 dias em cinco períodos de sete dias durante o ano. Nos dias que antecedem tais datas, o juiz da VEP emite uma portaria que disciplina os critérios para concessão do benefício da saída temporária e as condições impostas aos apenados, como o retorno ao estabelecimento prisional no dia e hora determinados.

 A data de saída é estipulada por decisão do juiz, que acaba variando para cada caso analisado. Os detentos do regime semiaberto foram liberados entre a data de ontem (21/12) e continuarão a sair da unidade até o domingo, dia 24 de dezembro. O retorno dos internos depende de quantos dias eles ainda tem direito. No caso dos homens o retorno está previsto entre os dias 26 a 29 de dezembro, para as mulheres o retorno se estende até o dia 1º de janeiro.

 A Seap tem intensificado o controle de entrada e saída de internos nessa época do ano, através de procedimentos de fiscalização para impedir que internos do regime semiaberto saiam sem autorização, para diminuir a evasão.

Indulto de Natal – Neste período muitos se confundem entre a saída temporária e o indulto de Natal. A Seap esclarece que o indulto de Natal significa o perdão da pena, com sua consequente extinção, e é regulamentado por um Decreto da Presidente da República, com base no artigo 84, XII da Constituição Federal, necessitando de um documento elaborado com o aval do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária (CNPCP) e acolhido pelo Ministério da Justiça, sendo editado anualmente. O decreto foi publicado na última quinta-feira (21/12) no Diário Oficial da União (DOU).

 O Decreto Presidencial estabelece condições para a concessão do indulto, apontando os presos que podem e os que não podem ser contemplados. Normalmente o benefício é destinado aos detentos que possuem bom comportamento, estão presos há um determinado tempo, são paraplégicos, tetraplégicos, portadores de cegueira completa, mães de filhos menores de 14 anos e precisam ter cumprido pelo menos dois quintos da pena em regime fechado ou semiaberto. Não podem ser beneficiados com o indulto os que cumprem pena pelos crimes de tortura, terrorismo, tráfico de entorpecentes e por crimes hediondos.

 A Seap explica ainda que depois de expedido o decreto presidencial, a Vara de Execuções Penais (VEP) realiza a instrução processual e análise individual de cada caso, para verificar os processos dos presos que preenchem os requisitos descritos no documento publicado no DOU. Após todos esses trâmites, os mesmos são liberados conforme a conclusão das análises.

SEMIABERTO FEMININO - FOTO ANTÔNIO ASSIS SEAPFonte: Secom

Redação Por Natália Dantas

Últimos Artigos

PF combate esquema de venda de mercúrio no Amazonas

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta sexta-feira, 11, a Operação Mercúrio Conectado, com...

Fiocruz AM realiza atividades na capital e interior durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT)

O Instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazõnia) realiza uma série de atividades, entre...

Instituto Pontual apresenta resultados eleitorais próximos aos do TSE e inicia pesquisas para segundo turno

No último domingo, dia 06/10, o Instituto Pontual Pesquisa realizou uma pesquisa de Boca...

A três dias da eleição, David Almeida e Roberto Cidade estão em direção ao segundo turno, diz Pontual

O Instituto Pontual Pesquisas realizou estudo eleitoral para a Prefeitura de Manaus e coletou...

Eric Lima

Criador do Portal Pontual

Mestrado em Saúde, Sociedade e Endemias na área de concentração de Epidemiologia de Agravos e Prevalentes na Amazônia pelo instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD/FIOCRUZ), Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e Universidade Federal do Pará (UFPA - 2013). Tem experiência em pesquisa na área de Epidemiologia, Saúde Coletiva com ênfase em Saúde Pública, Avaliação de Serviço em Saúde e Saúde Baseada em Evidências, desenvolvendo estudos nos temas: Tuberculose, Resistência aos fármacos, Tuberculose Multirresistente, Coinfecção TB/HIV.

Mais artigos como este

PF combate esquema de venda de mercúrio no Amazonas

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta sexta-feira, 11, a Operação Mercúrio Conectado, com...

Fiocruz AM realiza atividades na capital e interior durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT)

O Instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazõnia) realiza uma série de atividades, entre...

Instituto Pontual apresenta resultados eleitorais próximos aos do TSE e inicia pesquisas para segundo turno

No último domingo, dia 06/10, o Instituto Pontual Pesquisa realizou uma pesquisa de Boca...