sexta-feira, julho 19, 2024
HomeSem categoriaManaus | Secretário de Cultura se reúne com diretores da Funarte, Sesc...

Manaus | Secretário de Cultura se reúne com diretores da Funarte, Sesc e Banco do Brasil para estabelecer parcerias

Publicado em

Artigo Relacionado

RR: ALE vai gastar R$ 2,3 milhões com compra de combustível em posto de político investigado pela PF por desvio milionário

Roraima - Sob a gestão do presidente Soldado Sampaio (Republicanos), a Assembleia Legislativa de...

Manaus | Sexta-feira


Propostas como a circulação de artistas amazonenses em espaços nacionais e temporadas de espetáculos para o Estado foram aceitas

O secretário de Cultura do Amazonas, Denilson Novo, e o diretor dos Centros Culturais da Secretaria de Estado de Cultura (SEC), Taciano Soares, se reuniram com as diretorias da Fundação Nacional de Artes (Funarte), Serviço Social do Comércio (Sesc) e Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), no Rio de Janeiro, para estabelecer parcerias e ações no ano de 2018. A circulação de artistas amazonenses em outras capitais, o uso dos espaços da SEC para receber propostas nacionais e ações para o interior foram definidas durante os encontros.

Em reunião com o presidente da Funarte, Stepan Nercessian, o diretor executivo, Reinaldo Veríssimo, e o diretor do Centro de Artes Cênicas (Ceacen), Ginaldo de Souza, foi aceita a proposta de uma Mostra de Artes Amazônica para espaços da Funarte em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Brasília, segundo Taciano Soares.

“O presidente se mostrou muito interessado em realizar a mostra e será um passo grandioso para que possamos levar nossos artistas a outros estados”, afirma Taciano, ressaltando que outra parceria estabelecida é que a Funarte realize espetáculos, oficinas e workshops nos espaços da SEC.

Interior – De acordo com Taciano Soares, a reunião com a gerente de cultura do Sesc, Márcia Tavares Costa, teve a intenção de aproximar a SEC da instituição para realizar projetos que podem beneficiar municípios do interior do Amazonas.

“Este encontro serviu para sensibilização de projetos onde a SEC pode ser parceira, como na literatura, no fomento à escrita, por meio de um projeto de dramaturgia que o Sesc tem, e outros que podem ser realizados no interior”, explica o diretor.

Centro Cultural Banco do Brasil – O secretário Denilson Novo e Taciano Soares participaram ainda de uma reunião com o diretor do CCBB no Rio, Fábio Cunha, onde também foi feita a proposta para que artistas do Estado possam circular em espaços do CCBB pelo Brasil. “O diretor foi receptivo e deu o aval para que eventos com os nossos artistas sejam realizados nos espaços do Banco do Brasil e para que recebamos espetáculos selecionados em propostas do CCBB. Vamos estudar a programação”, informa Taciano.

Ainda segundo o diretor de Centros Culturais da SEC, será apresentado um projeto à Fundação Banco do Brasil para que o Centro Cultural Usina Chaminé se torne um espaço coabitado pelo CCBB. “Isso aumenta nossas chances de circulação em eventos, de trabalhos que nossos artistas poderiam fazer e poderia colocar Manaus na rota de um calendário artístico nacional”, declara.

O secretário Denilson Novo avaliou como positivo o resultado das reuniões no Rio de Janeiro, que seguem a proposta da nova gestão de buscar parcerias para melhor ocupar os espaços culturais. “Essas propostas criam pontes para uma rota de circulação dos nossos artistas e de espetáculos para a capital”, disse.

Patrocínio em Centros Culturais – Com a transformação do espaço da Cadeia Pública Raimundo Vidal Pessoa em um Centro Cultural e também com o Centro de Cultura Indígena, que funcionará no Prédio da Alfândega, outra proposta na reunião com o CCBB foi que a SEC apresentasse contrapartidas e um projeto, contendo os investimentos necessários, para que a Fundação Banco do Brasil também se tornasse co-patrocinador destes espaços. “Seria outro passo grandioso para nós. Nossa intenção é afinar discursos e conseguirmos este patrocínio”, ressalta Taciano Soares.

O diretor de Centros Culturais afirma que as reuniões vão continuar em 2018 para firmar as parcerias. “Já em janeiro, vamos esperar a programação destas instituições para os nossos artistas e saber quais eventos podem vir para cá”, conclui.

Fonte: Secom

Redação Por Natália Dantas

Últimos Artigos

Fiocruz AM apresenta áreas de atuação em pesquisa aos integrantes da ASEAN

O Instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD/ Fiocruz Amazônia) recebeu nesta quarta-feira, 17/07, a...

Ambientalistas saem em defesa do Igarapé do Goiabinha em Manaus.

O ato ocorreu neste dia 10 de julho por ocasião da 7a. Reunião da...

Projeto ‘Aqui Tem Jazz’ promove circuito gastronômico em Manaus durante período do Amazonas Green Jazz Festival

A organização do Amazonas Green Jazz Festival, edição 2024, estão com as inscrições abertas...

Com apoio do Governo do Amazonas, incubadora de empresas fortalece empreendedorismo de base tecnológica

No interior do Amazonas, especificamente no município de Itacoatiara (distante 176 quilômetros de Manaus),...

Eric Lima

Criador do Portal Pontual

Mestrado em Saúde, Sociedade e Endemias na área de concentração de Epidemiologia de Agravos e Prevalentes na Amazônia pelo instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD/FIOCRUZ), Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e Universidade Federal do Pará (UFPA - 2013). Tem experiência em pesquisa na área de Epidemiologia, Saúde Coletiva com ênfase em Saúde Pública, Avaliação de Serviço em Saúde e Saúde Baseada em Evidências, desenvolvendo estudos nos temas: Tuberculose, Resistência aos fármacos, Tuberculose Multirresistente, Coinfecção TB/HIV.

Mais artigos como este

Fiocruz AM apresenta áreas de atuação em pesquisa aos integrantes da ASEAN

O Instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD/ Fiocruz Amazônia) recebeu nesta quarta-feira, 17/07, a...

Ambientalistas saem em defesa do Igarapé do Goiabinha em Manaus.

O ato ocorreu neste dia 10 de julho por ocasião da 7a. Reunião da...

Projeto ‘Aqui Tem Jazz’ promove circuito gastronômico em Manaus durante período do Amazonas Green Jazz Festival

A organização do Amazonas Green Jazz Festival, edição 2024, estão com as inscrições abertas...