Manaus | Quinta-feira
A obra, que teve sua primeira apresentação em 18 de dezembro de 1981 no Teatro Mariinsky em São Petersburg (Rússia), retrata uma história em que a fantasia e magia, típicas do romantismo, contam as aventuras de Clara, a protagonista, que recebe de presente de Natal de seu padrinho Drosselmeyer um boneco quebra nozes, que surge em forma humana vestido de soldado no quarto da menina para defendê-la contra o ataque do rato rei e seus ratinhos.
Após uma intensa luta entre o soldado e o rato rei, o boneco morre, mas Clara com seu choro o faz reviver, e juntos viajam para o reino encantado dos doces, onde são recepcionados pela fada açucarada e seus súditos, que apresentam para seus convidados danças típicas como a dança espanhola, dança chinesa, dança russa, valsa das flores, os mirligtons dentre outras. Ao final, Clara se acorda e percebe que tudo o que tivera vivenciado não passava apenas de um sonho.
Na época de final de ano, as melhores companhias de Balé do mundo apresentam em seu repertório o espetáculo O Quebra Nozes, por se tratar de uma obra natalina. A cia. De Dança Encontro das Águas vem desde 2011 buscando fazer tradição na cidade de Manaus o apreço da população por essa obra erudita. Ao longo desses anos a diretora da companhia Juliana Borges, tem readaptado as coreografias origianais trazendo sempre em suas apresentações novos figurinos, novos cenários e evolução na qualidade de seus eventos.
A Apresentação:
A Companhia de dança Encontro das Águas apresenta, com novo cenário, o balé de repertório “O Quebra Nozes” nesta sexta (29) e sábado (30), às 19h, no Teatro do Colégio Dom Bosco. O espetáculo de temática natalina é uma obra coreografada originalmente por Marius Petipa e com música de Tchaicovisky. O balé apresentado tem em média uma hora e meia de duração e é uma ótima opção de entretenimento cultural para a família. Ao longo do evento serão realizados sorteios de brindes.
Redação Por Natália Dantas