Manaus | Quinta-feira
A Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (Seduc) orienta pais e responsáveis para que fiquem atentos ao calendário de Matrículas 2018 para não perderem os prazos. As matrículas de alunos novos, tanto na rede estadual quanto na municipal, começam às 00h01 do dia 13 de janeiro e vão até as 23h59 do dia 18 de janeiro de 2018. No entanto, existem outras datas de interesse para alunos da rede que precisam ser observadas. O calendário está disponível no site www.educacao.am.gov.br.
Todo o procedimento de matrícula, seja para aluno da rede como aluno novo, deve ser realizado pelo site www.matriculas.am.gov.br
ou pelo aplicativo Matrículas Amazonas.
Para novos alunos, os pais ou responsáveis já podem acessar as ferramentas, desde agora, para efetuar o cadastro e, assim, agilizar o processo nos dias destinados às matrículas.
O secretário da pasta, professor Lourenço Braga, reforça que os pais dos alunos não precisam dormir na frente das escolas para conseguir uma vaga para o filho, pois todo o atendimento pode ser feito pela Internet, de casa, ou até mesmo pelo aparelho celular. O governo, por meio da Seduc oferece 137.128 novas vagas e o município vai oferecer 47.636 vagas.
Calendário de Matrículas
O calendário teve início com o período de Rematrícula dos alunos da Rede, que atinge todos os ensinos, anos e séries, no período de 18 a 29 de dezembro de 2017, feito pela própria escola onde o aluno concluiu o ano letivo de 2017.
Transferência por Reordenamento
Para os alunos que cursaram um ensino/fase e a escola não oferece continuidade de ensino para 2018, acontece a Transferência por Reordenamento, realizada pela própria escola. Os pais de alunos nessa modalidade devem comparecer na escola para onde o filho foi remanejado nos dias 4 e 5 de janeiro de 2018, munido dos documentos do aluno.
Os alunos de escola sem continuidade de ensino são: alunos do 2º período da educação infantil cuja escola não oferece o 1º ano do Ensino Fundamental; alunos do 5º ano do Ensino Fundamental que a escola não oferece 6º ano; e, ainda, o concluinte do 9º ano do Ensino Fundamental cuja escola não oferece 1ª Série do Ensino Médio.
Transferência na rede estadual
Para os pais ou responsáveis que desejam realizar a Transferência dos alunos da Rede Estadual, de todos os ensinos, anos e séries, o atendimento será a partir das 00h01 do dia 06 de janeiro às 23h59 do dia 10 de janeiro, pelo site www.matriculas.am.gov.br
e pelo aplicativo Matrículas Amazonas. Lembrando que o atendimento presencial será no período de 08 a 10 de janeiro em qualquer escola da rede estadual.
Aluno com deficiência
Para o aluno da rede estadual com deficiência e os novos alunos, de todos os ensinos, anos e séries, também com deficiência, o atendimento será, preferencialmente, pelo site e pelo aplicativo nos dias 11 e 12 de janeiro. Mas também poderá ser presencial em qualquer escola das redes estadual e municipal.
Confirmação de matrícula
A Seduc orienta que após os pais ou responsáveis realizarem o cadastro e a reserva de vagas, via site ou aplicativo, terão três dias úteis após a garantia da vaga, para comparecerem à escola escolhida com toda a documentação do aluno. Somente com a entrega dos documentos o processo de matrícula estará concluído e essa confirmação é presencial.
Retardatários
Para quem perder os prazos do calendário das matrículas 2018 haverá atendimento a partir do dia 19 de janeiro. O ano letivo 2018 está previsto para iniciar no dia 15 de fevereiro de 2018.
Aplicativo
O aplicativo Matrículas Amazonas, desenvolvido pela Prodam, está disponível para os sistemas Android e iOS, é uma ferramenta na qual o estudante ou o responsável legal pode realizar a reserva da vaga. Basta acessá-lo, fazer o cadastro e selecionar a escola. Após a confirmação, o responsável deve ir à escola levando a documentação do aluno para confirmar a vaga. Outra opção é por meio do site: www.matriculas.am.gov.br, na qual segue o mesmo procedimento.
Fonte: Secom
Redação Por Natália Dantas