domingo, março 3, 2024
HomeSem categoriaSegurança | Detran reforça Operação Lei Seca e ações educativas durante o...

Segurança | Detran reforça Operação Lei Seca e ações educativas durante o Réveillon.

Publicado em

spot_img

Artigo Relacionado

RR: ALE vai gastar R$ 2,3 milhões com compra de combustível em posto de político investigado pela PF por desvio milionário

Roraima - Sob a gestão do presidente Soldado Sampaio (Republicanos), a Assembleia Legislativa de...

Manaus | Sexta-feira


O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AM) vai intensificar as fiscalização da Operação Lei Seca nas vias públicas durante as comemorações de Ano Novo em todo a capital. As ações tiveram início na tarde desta quinta-feira (29/12) e vão até a madrugada de terça-feira (02/01).

Somente no primeiro dia, 66 motoristas foram autuados, 43 veículos foram retidos, sendo 22 carros e 12 motos. O diretor presidente do Detran-AM, Vinícius Diniz, afirma que o trabalho será intensificado em todas as zonas da cidade, com o intuito de inibir a combinação de álcool e direção, visando diminuir o número de acidentes e mortes no trânsito. “Precisamos reagir e minimizar as estatísticas negativas em relação às mortes nas vias e rodovias públicas”, destacou Vinícius.

O órgão contará com a parceria da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), por meio do Batalhão de Policiamento de Trânsito (Baptran) e Polícia Civil do Amazonas (PC-AM).

No dia 31 de dezembro, serão escalados no período das festividades de final de ano, 120 agentes de fiscalização e de educação de trânsito que estarão nas ruas 24 horas para garantir a segurança do trânsito e evitar acidentes com pessoas que insistem em ingerir bebida alcoólica e dirigir.

Educação de Trânsito

O Detran-AM também intensificou as ações de educação para o trânsito no período do Réveillon. O objetivo é prevenir acidentes através da conscientização dos motoristas sobre a importância dos itens de segurança (capacete e cinto de segurança) e quanto aos perigos da ingestão de bebidas alcoólicas antes de dirigir.

Neste sábado (30/12) o no domingo (21/12), as ações serão concentradas respectivamente na avenida Sete de Setembro no Centro da cidade e Bola do Eldorado, zona centro-sul da capital, no conjunto Viver Melhor, nos bairros Cidade Nova, ambos na zona norte, e na Ponta Negra, no bairro Ponta Negra, zona oeste de Manaus. As blitz educativas serão realizadas das 07h às 12h.

A ação trata-se de uma “blitz educativa” que aborda as pessoas que estão nos veículos ou em outros locais de entretenimento onde haja consumo de bebida alcoólica. A intenção é prestar esclarecimentos, tirar dúvidas, mostrar como é o teste do bafômetro e, principalmente, provocar uma mudança de comportamento nos condutores para que não assumam mais o risco de dirigir sob o efeito do álcool.

A coordenadora de Educação para o Trânsito do Detran-AM, Mitza Brasil, lembra que a prevenção de acidentes não significa apenas dirigir em condições de sobriedade. “É necessário que o condutor utilize corretamente os itens de segurança como cinto e capacete, no caso dos motociclistas. Também é importante que o veículo esteja em bom estado. Tudo isso contribui para evitar acidentes e promover um trânsito mais seguro e o mais importante, nunca misturar álcool e direção”, afirmou.

Serviço:

O que: Blitz Educativas

Quando: 30 e 31 de dezembro

Hora: 07h as 12h

Onde: Dia 30 – Av. Sete de Setembro, Centro

Dia 31 – Bola do Eldorado, Conjunto Viver Melhor, Cidade Nova e Ponta Negra

Fonte: Secom

Redação Por Natália Dantas

Últimos Artigos

Artista parintinense concorre a prêmio nacional em exposição virtual

A artista visual parintinense Dayane Cruz foi uma das selecionadas para participar da exposição...

Egressa da UEA conquista residência no hospital Sírio- Libanês

A egressa do curso de Enfermagem da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Amanda...

Capoeiristas se reúnem para promover e definir o Plano de Salvaguarda de Capoeira no estado

A construção do plano de salvaguarda da capoeira no Amazonas é a proposta do...

Google anuncia abertura de centro de engenharia no Brasil

O Google, o Governo de São Paulo e o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT),...

Eric Lima

Criador do Portal Pontual

Mestrado em Saúde, Sociedade e Endemias na área de concentração de Epidemiologia de Agravos e Prevalentes na Amazônia pelo instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD/FIOCRUZ), Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e Universidade Federal do Pará (UFPA - 2013). Tem experiência em pesquisa na área de Epidemiologia, Saúde Coletiva com ênfase em Saúde Pública, Avaliação de Serviço em Saúde e Saúde Baseada em Evidências, desenvolvendo estudos nos temas: Tuberculose, Resistência aos fármacos, Tuberculose Multirresistente, Coinfecção TB/HIV.

Mais artigos como este

Artista parintinense concorre a prêmio nacional em exposição virtual

A artista visual parintinense Dayane Cruz foi uma das selecionadas para participar da exposição...

Egressa da UEA conquista residência no hospital Sírio- Libanês

A egressa do curso de Enfermagem da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Amanda...

Capoeiristas se reúnem para promover e definir o Plano de Salvaguarda de Capoeira no estado

A construção do plano de salvaguarda da capoeira no Amazonas é a proposta do...