Manaus | Quarta-feira
Em 2017 o Sistema Eletrônico do Serviço de Informação ao Cidadão (e-SIC), no Amazonas, registrou 626 pedidos de informações. Deste total, 582 registros foram respondidos, o que corresponde a 93% do total das demandas. Em relação a 2016 houve crescimento de 3,5% no volume de solicitações recebidas, resultado da interação junto às secretarias e entidades, no âmbito Estadual. O e-SIC é coordenado pela Controladoria-Geral do Estado do Amazonas (CGE-AM).
Os pedidos que ainda aguardam resposta seguem dentro do prazo de atendimento de 20 dias úteis, podendo ser prorrogáveis por mais dez dias. As principais demandas são referentes aos detalhamentos de serviços públicos, contratos e estrutura de governo.
Todo cidadão pode solicitar informações ou esclarecimentos complementares ao conteúdo exposto no Portal da Transparência (www.portaldatransparencia.am.gov.br) por meio do endereço acessoainformacao.am.gov.br. Ao fazer o registro, o cidadão pode encaminhar sua demanda diretamente à secretaria pertinente por meio do site.
O Controlador-Geral do Estado, Arthur Lins, informa que nos próximos meses a CGE enfatizará o trabalho junto às secretarias do Estado para garantir o melhor atendimento ao cidadão que solicitar qualquer informação ao Governo do Amazonas.
“A orientação do governador Amazonino Mendes é que o cidadão seja atendido no menor tempo possível e com certeza esse será o foco das atuações. Em 2018 estaremos mais próximos aos demais gestores da esfera estadual, tanto para tratar sobre o controle interno, quanto para verificar quais as dificuldades enfrentadas no processo de atendimento ao público para que sejam solucionadas”, explicou Lins.
Fonte: Secom
Redação Por Natália Dantas

