sábado, setembro 7, 2024
HomeSem categoriaManaus | Empresas que investirem em vagas de trabalho para o Sistema...

Manaus | Empresas que investirem em vagas de trabalho para o Sistema Prisional podem receber selo do Departamento Penitenciário Nacional

Publicado em

Artigo Relacionado

Exposição ‘Entre o Céu e a Terra’, de Alonso Jr., captura a essência do brincar em grupo

Nesta quarta-feira (31/07), às 18h30, a Galeria do Largo recebe a exposição "Entre o...

Manaus | Quinta-feira


O Governo do Estado do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), está com o Edital de Credenciamento Público aberto para regulamentar a utilização da mão de obra de apenados sob a custódia do Sistema Prisional do Estado do Amazonas. Além disso, as empresas que manifestarem interesse quanto à ação de readaptação profissional dos apenados podem ainda receber futuramente o “Selo Resgata”, que foi lançado pelo Departamento Penitenciário Nacional (Depen), em novembro de 2017, cujas inscrições do primeiro ciclo serão encerradas no dia 31 de dezembro.

O selo incentiva, estimula e reconhece organizações que contratam pessoas privadas de liberdade ou egressos do sistema prisional, abrindo vagas de trabalho e proporcionando melhores condições de ressocialização.

Segundo o edital do Depen, um dos requisitos para adesão ao selo é feita a partir do quadro funcional de presos provisórios ou condenados no regime fechado, semiaberto, aberto, domiciliar, internado, cumpridor de penas alternativas ou egressos, na proporção mínima de 3% do total do quadro de empregados.

Incentivo a trabalho no sistema prisional – De acordo com o secretário de Estado de Administração Penitenciária, coronel da Polícia Militar, Cleitman Coelho, a cooperação técnica entre o Governo do Amazonas e empresas que tenham interesse em implantar linhas de produções e oportunidades dignas de trabalho dentro de unidades prisionais é um grande avanço para o sistema prisional.

“Essas iniciativas de empresas privadas de implementarem espaços onde os internos possam ter a oportunidade de adquirir conhecimento, habilidades e noções de trabalho são muito importantes, pois tira o tempo ocioso deles e os capacita”.

Dever social – A iniciativa de receber linhas de produções de fábricas em unidades prisionais já é uma realidade do sistema prisional no Brasil, e é uma medida que leva em consideração a Lei de Execução Penal (LEP), que define o trabalho do privado de liberdade como um dever social e de promoção da dignidade humana e, por essa razão, deve ter caráter educativo e produtivo.

O Amazonas já teve uma linha de produção de uma empresa de industrialização de embalagens flexíveis no regime fechado do Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj). Os detentos condenados produziram os produtos da empresa entre os anos de 2015 a 2017.

Edital de Credenciamento Público da Seap – As inscrições para as empresas interessadas em participarem do certame no Amazonas são gratuitas para todos os interessados que se ajustem às regras editalícias. Podem aderir ao edital as entidades legalmente constituídas como pessoas jurídicas de direito privado, com ou sem fins lucrativos, e com funcionamento em Manaus há pelo menos dois anos. Outras considerações é que se comprove a habilitação jurídica, qualificação técnica e regularidade fiscal e trabalhista.

O edital está disponível no site da secretaria, através do link: www.seap.am.gov.br/2017/02/seap-publica-novo-edital-de-credenciamento-publico-para-regulamentar-a-utilizacao-da-mao-de-obra-de-apenados/

Fonte: Secom

Redação Por Natália Dantas

Últimos Artigos

David Almeida promete, mas não processa veículos que denunciaram ligações de noiva, sogra e genro com contratadas da prefeitura

O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), candidato à reeleição, anunciou, no último dia...

Senado cobrará de Marina Silva esclarecimentos a respeito das queimadas

WA ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, será convidada pela...

Fiocruz Amazônia inaugura espaço para comunidade

O Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia) inaugurou nesta quarta-feira, 28/08, o Espaço...

União Brasil, Republicano e PSD são os partidos com o maior número de candidaturas no Amazonas

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) fez um levantamento da quantidade de registros de candidaturas...

Eric Lima

Criador do Portal Pontual

Mestrado em Saúde, Sociedade e Endemias na área de concentração de Epidemiologia de Agravos e Prevalentes na Amazônia pelo instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD/FIOCRUZ), Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e Universidade Federal do Pará (UFPA - 2013). Tem experiência em pesquisa na área de Epidemiologia, Saúde Coletiva com ênfase em Saúde Pública, Avaliação de Serviço em Saúde e Saúde Baseada em Evidências, desenvolvendo estudos nos temas: Tuberculose, Resistência aos fármacos, Tuberculose Multirresistente, Coinfecção TB/HIV.

Mais artigos como este

David Almeida promete, mas não processa veículos que denunciaram ligações de noiva, sogra e genro com contratadas da prefeitura

O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), candidato à reeleição, anunciou, no último dia...

Senado cobrará de Marina Silva esclarecimentos a respeito das queimadas

WA ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, será convidada pela...

Fiocruz Amazônia inaugura espaço para comunidade

O Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia) inaugurou nesta quarta-feira, 28/08, o Espaço...