sábado, setembro 7, 2024
HomeSem categoriaSegurança | Revistas em unidades prisionais do Amazonas cresceram mais de 580%...

Segurança | Revistas em unidades prisionais do Amazonas cresceram mais de 580% em 2017

Publicado em

Artigo Relacionado

Exposição ‘Entre o Céu e a Terra’, de Alonso Jr., captura a essência do brincar em grupo

Nesta quarta-feira (31/07), às 18h30, a Galeria do Largo recebe a exposição "Entre o...

Manaus | Quinta-feira


 

Em 2017, a Polícia Militar do Amazonas (PMAM) realizou 82 revistas em unidades prisionais na capital e no interior do Estado, um aumento de 580% em relação a 2016, quando o órgão realizou 12 revistas. Os dados foram divulgados na manhã desta quinta-feira (4/1), pelo Comandante Geral da PM, Coronel David Brandão, durante apresentação do Balanço de Produtividade Policial de 2017, na sede do Comando Geral, situado no bairro de Petrópolis, zona sul da capital.

Acompanhado da cúpula da Polícia Militar do Amazonas, o Comandante Geral da PM destacou, ainda, os números de apreensões de armas, prisões em flagrante e recuperação de veículos roubados e furtados. As operações no sistema prisional foram intensificadas entre os meses de outubro e dezembro. No período, foram realizadas 33 revistas em unidades carcerárias da capital e interior do Amazonas. Em dezembro, com a Operação Cerberus, os presídios passaram a contar com policiamento terrestre, fluvial e monitoramento aéreo, conforme planejamento estabelecido pelo vice-governador e secretário de Segurança, Bosco Saraiva.

“Nós estamos com a operação Cerberus, que iniciou na primeira quinzena de dezembro. Reforçamos o policiamento nas muralhas, o patrulhamento no perímetro externo e um reforço no patrulhamento por ar e nos rios. Temos embarcações 24 horas fazendo todo o perímetro e com as revistas, além dos sobrevoos diários. As revistas ocorrem de acordo com o planejamento feito em conjunto pela SSP, PM e Seap”, enfatizou o Coronel David Brandão.

Presença policial – O Comandante Geral da PM disse que o sistema de segurança tem trabalhado seguindo a determinação do governador Amazonino Mendes de reforçar a presença policial nas ruas, com maior policiamento ostensivo e intensificando o trabalho de inteligência. Ele lembrou o reforço no policiamento nas zonas leste, norte e centro-sul e disse que a medida tem ajudado na diminuição dos índices de criminalidade. “As operações que já estão em andamento continuam como a ‘Operação Água’ e a ‘Operação Catraca’, que faz abordagens nos coletivos”, reforçou o comandante da PM.

No período de janeiro a dezembro de 2017, a PMAM recuperou e localizou 3.444 carros roubados e furtados, apreendeu 1.169 armas de fogo e 3.174 munições, além de 267 armas brancas. No mesmo período, a PM fiscalizou 313.892 carros e motos, deste número, 37.220 foi de táxis e 69.367 de mototáxis. Como parte das operações ‘Rota Segura’ e ‘Catraca’, os PMs fiscalizaram 9.736 ônibus coletivos e rotas.

Durante as ações de policiamento da PM em 2017, 2.373 pessoas foram presas em flagrante e 17.047 detidas, além de 5.230 menores apreendidos. Ao todo, de janeiro a dezembro do ano passado, foram realizadas 2.767 ações em barreiras e 3.074 de redução de velocidade, além de 29 ações de reintegração de posse. As ações de combate aos crimes ambientais resultaram na apreensão de 21 toneladas de pescado, 878,67m³ de madeira ilegal, 1.662 unidades de quelônios e 218 kg de carne de caça, além de 311 embarcações fiscalizadas.

Ações comunitárias – A Polícia Militar do Amazonas também atua em ações comunitárias, solidárias e escolares, onde, ao todo, 20.554 visitas foram realizadas. Como parte do projeto ‘Programa Vitória Régia’, oito escolas foram atendidas, 1.368 protetores ambientais mirins foram formados, 20 palestras, eventos e exposições realizadas, 15.029 resíduos recolhidos e 250 mudas doadas.

Fonte: Secom

Redação Por Natália Dantas

Últimos Artigos

David Almeida promete, mas não processa veículos que denunciaram ligações de noiva, sogra e genro com contratadas da prefeitura

O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), candidato à reeleição, anunciou, no último dia...

Senado cobrará de Marina Silva esclarecimentos a respeito das queimadas

WA ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, será convidada pela...

Fiocruz Amazônia inaugura espaço para comunidade

O Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia) inaugurou nesta quarta-feira, 28/08, o Espaço...

União Brasil, Republicano e PSD são os partidos com o maior número de candidaturas no Amazonas

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) fez um levantamento da quantidade de registros de candidaturas...

Eric Lima

Criador do Portal Pontual

Mestrado em Saúde, Sociedade e Endemias na área de concentração de Epidemiologia de Agravos e Prevalentes na Amazônia pelo instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD/FIOCRUZ), Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e Universidade Federal do Pará (UFPA - 2013). Tem experiência em pesquisa na área de Epidemiologia, Saúde Coletiva com ênfase em Saúde Pública, Avaliação de Serviço em Saúde e Saúde Baseada em Evidências, desenvolvendo estudos nos temas: Tuberculose, Resistência aos fármacos, Tuberculose Multirresistente, Coinfecção TB/HIV.

Mais artigos como este

David Almeida promete, mas não processa veículos que denunciaram ligações de noiva, sogra e genro com contratadas da prefeitura

O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), candidato à reeleição, anunciou, no último dia...

Senado cobrará de Marina Silva esclarecimentos a respeito das queimadas

WA ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, será convidada pela...

Fiocruz Amazônia inaugura espaço para comunidade

O Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia) inaugurou nesta quarta-feira, 28/08, o Espaço...