Manaus | Sexta-feira
A Fundação Alfredo da Matta (Fuam), órgão da Secretaria de Estado de Saúde (Susam), assinou acordo de Assessoria Técnica na área de Hanseníase, com a Colômbia e o Haiti, países da América Latina e Caribe. A unidade é Centro Colaborador da Organização Mundial de Saúde (OMS) e Organização Pan Americana de Saúde (OPAS), para controle, treinamento e pesquisa em Hanseníase e é credenciada como Centro de Referência para a realização de treinamentos, cursos e assessorias técnicas em suas áreas de atuação. O acordo foi intermediado pela OPAS, organismo internacional que integra a OMS, como escritório regional nas Américas e Caribe.
No Haiti, a assessoria iniciou ainda em fevereiro, com viagem de um médico especialista da Fuam para aquele país. O objetivo inicial foi avaliar aspectos epidemiológicos da Hanseníase local e propor outras ações de apoio técnico, como por exemplo, treinamentos na área. Para a Colômbia, a proposta é realizar assessoria técnica para a padronização de procedimentos para realização do exame baciloscópico, nos laboratórios colombianos.
Intercâmbio em HIV/Aids – Atendendo à solicitação do Ministério da Saúde (MS), a Fuam recebe no período de 02 a 06 de abril, quatro profissionais médicos de Curitiba/Paraná, para estágio na área de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), HIV/Aids. O objetivo é acompanhar o trabalho da equipe da Gerência de Doenças Sexualmente Transmissíveis da Fuam e todo o trabalho realizado por um Centro de Referência nesta área.
Fonte: Secom
Redação Por Natália Dantas