Em mais uma ação para preparar o município de Parintins (a 369 quilômetros de Manaus) para o Festival Folclórico 2018, o Governo do Amazonas, em parceria com a prefeitura do município, reativou o projeto de hospedagem alternativa “Cama e Café”. A solenidade que marcou a retomada do projeto ocorreu na tarde de quarta-feira (21), no Centro de Atendimento ao Turista (CAT) de Parintins, localizado na Travessa Jonathas Pedrosa, Centro.
O projeto visa sensibilizar e qualificar moradores locais para disponibilização de hospedagem aos turistas que visitam a cidade, antes, durante e depois da disputa dos bois Caprichoso e Garantido, além de melhorar a oferta de leitos para os visitantes que procuram a Ilha Tupinambarana.
O trabalho é uma ação integrada da Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur), Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS), Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam), que conta com parceria do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Amazonas (Sebrae-AM), entre outras entidades.
“Hoje, o parque hoteleiro de Parintins é bem amplo, mas já a alguns anos não vem comportando mais a demanda do Festival. Para sanar esse problema, o governador Amazonino Mendes retoma este projeto de hospedagem alternativa, pois, além de ampliar a oferta de leitos, vai movimentar a economia do município, incentivando as pessoas a terem seus próprios empreendimentos”, destacou o presidente da Amazonastur, Orsine Junior.
Recuperar – Para retomar o projeto, o Governo do Amazonas vai adequar o “Cama e Café” ao contexto e à necessidade do município (quantidade a ser construída, materiais e mão de obra a ser empregada), além de realizar uma triagem apurada dos interessados para que se apresente uma nova identidade desse meio de hospedagem alternativa.
“Nós do FPS estamos honrados em fazer parte dessa nova etapa do projeto ‘Cama e Café’, que é muito importante para Parintins e deve servir de exemplo para os outros municípios”, destacou a presidente do Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza, Mônica Mendes.
Projeto – Esse tipo de hospedagem surgiu na Europa e nos Estados Unidos (Bed and Breakfast), sendo muito utilizado hoje nas grandes capitais do Brasil, como Rio de Janeiro e São Paulo. O ‘Cama e Café’ nada mais é do que uma hospedagem em residência com no máximo três unidades habitacionais para uso turístico, com serviços de café da manhã e limpeza, na qual o possuidor do estabelecimento resida.
Para a microempresária Dalva Maria Ribeiro Nascimento, que participa do projeto desde a sua implantação, o “Cama e Café” é uma ótima oportunidade de potencializar ainda mais o turismo no município. “Fiz o financiamento para dois apartamentos e já estou com sete. Alugo não só no Festival, alugo o ano todo. Melhorei bastante o empreendimento e só tenho a agradecer essa volta do Amazonino Mendes e a disponibilidade de renovar e revitalizar o projeto, que, além de incluir pessoas novas, dará oportunidade para fomentar ainda mais o turismo na capital do folclore”, disse Dalva.
A retomada do projeto, para a parintinense Lídia Brito Farias, chega no momento certo para aquecer a economia local. “É uma iniciativa muito louvável, porque visa movimentar praticamente a economia de Parintins, principalmente nesse aspecto turístico, visto que a nossa cidade é turística e estava realmente necessitada desse investimento e revitalização”, finalizou.