sexta-feira, outubro 24, 2025
HomeSem categoriaSaúde | Segunda fase do 'Projeto Sinaleiras' realiza ação de saúde

Saúde | Segunda fase do ‘Projeto Sinaleiras’ realiza ação de saúde

Publicado em

Artigo Relacionado

Confap e Universidade de Illinois se reúnem para tratar de parcerias internacionais

A direção da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) recebeu,...

Manaus – Quarta-feira (18.04)


O Governo do Amazonas, por meio da segunda fase do “Projeto Sinaleiras” – que tem como foco a erradicação do trabalho infantil nas sinaleiras da cidade de Manaus –, realizou nesta terça-feira (17/04), na sede da Associação Beneficente Jésus Gonçalves, na Colônia Antônio Aleixo, uma ação de saúde que contemplou os beneficiados pelo “Projeto Sinaleiras”. Atualmente, o projeto beneficia crianças e adolescentes e os pais, mães e responsáveis deste público.
Durante a ação voltada para saúde foram oferecidos teste rápidos de HIV, com resultado imediato e acompanhamento médico de clínico geral e dermatologista, além da triagem para conferência de pressão arterial e glicemia. Buscando a prevenção contra infecções e doenças sexualmente transmissíveis, foram distribuídos métodos anticonceptivos, como a camisinha.
Para as crianças foram oferecidas as vacinas contra sarampo (de 6 meses à 6 anos) e HPV (para meninos e meninas). A ação contou com profissionais da saúde estadual e municipal.
A Seas é a responsável pela coordenação do “Projeto Sinaleiras”. De acordo com a secretária de Estado da Assistência Social (Seas), Auxiliadora Abrantes, as ações de saúde acontecem permanentemente nas sextas-feiras para os beneficiados pelo “Projeto Sinaleiras”: crianças e adolescentes e seu pais ou responsáveis. “As ações de saúde estão enquadradas no conjunto de atividades socioassistenciais que o ‘Projeto Sinaleiras’ abriga, visando reparar a vulnerabilidade social destas crianças e adolescentes que estavam nas sinaleiras da cidade e também de suas famílias”, destacou a secretária.
Sobre o ‘Projeto Sinaleiras’ – O projeto conta com ações da Seas, uma das 13 secretarias de Estado que desenvolvem ações para erradicação do trabalho infantil nas sinaleiras de Manaus. Além de órgãos estaduais, o projeto tem a parceria do Ministério Público do Trabalho e organizações sociais.
A Seas participou diretamente da construção do “Projeto Sinaleiras”, que reúne ações de sensibilização de condutores nas vias da cidade de Manaus (Operação Esperança), alcançando cerca de 25 mil motoristas, que foram orientados a não oferecerem contribuição financeira às crianças e adolescentes; e de ampliação da Campanha Nacional do Ministério Público do Trabalho #ChegadeTrabalhoInfantil nos veículos de comunicação e redes sociais do Amazonas. O projeto incluiu o Plantão de Abordagem Social nos dias que antecederam as festas de final de ano e a realização da colônia de férias “De Férias Sim, nas Ruas Não”.
A colônia de férias foi planejada para atender crianças, adolescentes e suas famílias, que estejam em situação de risco e vulnerabilidade social, e alcançou, na primeira fase, 237 pessoas, sendo 166 crianças e adolescentes e 71 famílias, no bairro Colônia Antônio Aleixo, onde levantamento prévio indicou como área geográfica de maior incidência de crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil. Realizada de 15 de dezembro de 2017 a 26 de janeiro de 2018, a colônia ofereceu às crianças e aos adolescentes atividades lúdicas, socioeducativas, culturais, de lazer e de serviços de saúde. Aos pais, foram ofertadas oportunidades de formação profissional, emprego e renda.

FOTOS: DIVULGAÇÃO/SEAS

Fonte: Secom

Redação por Mauricio Max

Últimos Artigos

Comissão vai a Belém conferir preparativos para COP30

A Subcomissão Temporária que acompanha os preparativos para realização da COP30 se reuniu pela...

Cepcolu completa quatro meses com quase 2 mil atendimentos e sem fila para cirurgias

O Centro Avançado de Prevenção ao Câncer do Colo do Útero do Amazonas (Cepcolu),...

Com apoio do Governo do Amazonas, pesquisa inclui robótica no processo de ensino-aprendizagem de estudantes da educação básica

Ensinar robótica com o uso de metodologia Problem-based Learning (PBL), que estimula os alunos...

Primeira patente do ILMD/FiocruzAmazônia é concedida pelo INPI, referente a equipamento de análise de material genético em amostras biológicas

O Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia), por meio do Núcleo de Inovação...

Eric Lima

Criador do Portal Pontual

Mestrado em Saúde, Sociedade e Endemias na área de concentração de Epidemiologia de Agravos e Prevalentes na Amazônia pelo instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD/FIOCRUZ), Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e Universidade Federal do Pará (UFPA - 2013). Tem experiência em pesquisa na área de Epidemiologia, Saúde Coletiva com ênfase em Saúde Pública, Avaliação de Serviço em Saúde e Saúde Baseada em Evidências, desenvolvendo estudos nos temas: Tuberculose, Resistência aos fármacos, Tuberculose Multirresistente, Coinfecção TB/HIV.

Mais artigos como este

Comissão vai a Belém conferir preparativos para COP30

A Subcomissão Temporária que acompanha os preparativos para realização da COP30 se reuniu pela...

Cepcolu completa quatro meses com quase 2 mil atendimentos e sem fila para cirurgias

O Centro Avançado de Prevenção ao Câncer do Colo do Útero do Amazonas (Cepcolu),...

Com apoio do Governo do Amazonas, pesquisa inclui robótica no processo de ensino-aprendizagem de estudantes da educação básica

Ensinar robótica com o uso de metodologia Problem-based Learning (PBL), que estimula os alunos...