quarta-feira, setembro 18, 2024
HomeSem categoriaAmazonas | Ação de cidadania chama atenção para violência contra idosos em...

Amazonas | Ação de cidadania chama atenção para violência contra idosos em Manaus

Publicado em

Artigo Relacionado

Exposição ‘Entre o Céu e a Terra’, de Alonso Jr., captura a essência do brincar em grupo

Nesta quarta-feira (31/07), às 18h30, a Galeria do Largo recebe a exposição "Entre o...

Manaus | Terça-feira


Um mutirão de serviços de cidadania para pessoas idosas acontece até esta quarta-feira (13/06) na sede da Delegacia Especializada em Crimes contra o Idoso (DECCI), localizada no bairro Parque Dez, zona centro-sul de Manaus. Incluído na programação alusiva ao Dia Internacional de Conscientização contra a Violência aos Idosos, que é no dia 15, o evento oferece atendimentos jurídicos, psicossociais e emissão de documentos e tem a proposta de chamar a atenção para a garantia de direitos da terceira idade.

 Esta é a primeira edição do mutirão de cidadania, realizado pelo Governo do Amazonas, em parceria entre a Polícia Civil, Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) e Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM). O vice-governador do Estado, Bosco Saraiva, esteve no evento nesta terça-feira e destacou a importância da mobilização contra a violência contra o público da terceira idade. “É fundamental que a sociedade se organize e que a delegacia consiga congregar os demais órgãos para acender o sinal vermelho, se for necessário, para conduzir todos ao dever que a sociedade tem que proteger os idosos”, pontuou Bosco Saraiva.

 Entre janeiro e maio deste ano, Manaus registrou 5.532 crimes contra idosos, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM). A maioria dos casos foi de roubos e furtos, totalizando 2.177 ocorrências. Crimes de injúria (614), ameaças (586), perturbação da tranquilidade (371), estelionato (152) e lesão corporal (124) foram os mais notificados à polícia. Ano passado, a capital teve 13.239 crimes registrados contra pessoas da terceira idade.

 Para denúncias de casos de violação de direitos da pessoa idosa, é preciso procurar a DECCI, localizada na rua do Comércio, no Parque Dez. Denúncias anônimas podem ser feitas, ainda, através do Disque 100 e do telefone 181, o disque denúncia da SSP-AM. Todos os casos são encaminhados para investigação na Delegacia do Idoso.

 Serviços – Emissão e renovação da Carteira do Idoso, do RG, renovação de Certidão de Nascimento, cadastro e informações do Programa Bolsa Família, mantido pelo Governo Federal, além de atendimentos psicossocial e jurídico são alguns dos serviços oferecidos na Delegacia do Idoso durante a ação de cidadania. Também estão acontecendo rodas de conversação, onde serão debatidos temas distintos, como conflitos no âmbito familiar.

Além da Ação de Cidadania na DECCI, nesta quarta-feira (13/06), a Sejusc estará realizando a emissão de credenciais de estacionamentos para idosos no Millenium Shopping, na Avenida Djalma Batista. A atividade ocorrerá de 8h às 14h. É preciso levar cópias e originais do RG, CPF e comprovante e residência. O documento é emitido e entregue na hora.

Fonte: Secom

Redação: Elton Lima Barbosa

Últimos Artigos

Em Parintins, Bi Garcia investe ‘trocado’ em água

Após o governador Wilson Lima assinar ordem de serviço para o início das obras...

Datena agride Pablo Marçal com cadeirada após provocação; veja vídeo

O candidato à prefeitura de São Paulo, José Luiz Datena (PSDB), agrediu o candidato...

Covid-19 aumenta e se espalha para outros estados

Divulgado nesta quinta-feira, 12/09, o novo Boletim InfoGripe da Fiocruz mostra o espalhamento da Covid-19...

Píer flutuante começa a operar em Itacoatiara

Uma empresa de logística atuante no Amazonas iniciou uma operação histórica nesse período de...

Eric Lima

Criador do Portal Pontual

Mestrado em Saúde, Sociedade e Endemias na área de concentração de Epidemiologia de Agravos e Prevalentes na Amazônia pelo instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD/FIOCRUZ), Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e Universidade Federal do Pará (UFPA - 2013). Tem experiência em pesquisa na área de Epidemiologia, Saúde Coletiva com ênfase em Saúde Pública, Avaliação de Serviço em Saúde e Saúde Baseada em Evidências, desenvolvendo estudos nos temas: Tuberculose, Resistência aos fármacos, Tuberculose Multirresistente, Coinfecção TB/HIV.

Mais artigos como este

Em Parintins, Bi Garcia investe ‘trocado’ em água

Após o governador Wilson Lima assinar ordem de serviço para o início das obras...

Datena agride Pablo Marçal com cadeirada após provocação; veja vídeo

O candidato à prefeitura de São Paulo, José Luiz Datena (PSDB), agrediu o candidato...

Covid-19 aumenta e se espalha para outros estados

Divulgado nesta quinta-feira, 12/09, o novo Boletim InfoGripe da Fiocruz mostra o espalhamento da Covid-19...