Manaus | segunda-feira
Nessa manhã de segunda (9), foi resgatado o quinto menino que estava na caverna Tham Luang, desde o dia 23 de junho, na Tailândia, os outros quatro meninos saíram com a ajuda de mergulhadores, que realizaram uma grande operação de resgate, com tempo de duração de dois a três dias. Todos foram imediatamente hospitalizados.
Porém, apesar de conseguirem sair do local, eles ainda precisam ficar longe dos familiares para evitar uma possível contaminação devido a atual fragilidade, o coordenador da operação, Narongsak Osottanakorn, informou que os médicos pretendem trazer as familias para visitas, no entanto separadas por um vidro, além disso, o coordenador afirmou que a expectativa é que a operação seja um sucesso “teremos boas notícias dentro de algumas horas” disse.
Até o momento, as estratégias de regaste do time e seu técnico são pensadas pela equipe, uma delas é encontrar uma cavidade natural, uma espécie de saída vertical, além de drenarem a caverna para a possibilidade de saírem com ajuda de mergulhadores. Segundo a CNN, as equipes usam bombas de drenagem para reduzir o nível da água nas partes imundadas, resultando em cerca de 1,6 milhão de litros de água retirados por hora, mas as chuvas estão constantes e a previsão é que continuem assim.
Por isso, a Marinha está disposta a ensiná-los a mergulhar, porém a condição física deles não é muito boa apesar deles receberem alimentos e medicamentos, pensando nisso, o capitão da Marinha Tailandesa, Anand Surawan, garante que as equipes continuarão a mandar alimentos e medicamentos para que eles possam suportar o período chuvoso, que é cerca de 4 meses.
Foto: AFP.
Redação por Ana Flávia Oliveira.