Manaus | quinta-feira
O Centro de Detenção Provisória de Manaus 2 (CDPM 2), localizado no km 8 da rodovia BR-174, que liga Manaus à Boa Vista, passou por procedimento de revista na manhã desta quinta-feira (16). A ação foi coordenada pela Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) e contou com o apoio da Polícia Militar do Amazonas (PMAM).
O procedimento aconteceu nas celas de quatro pavilhões do CDPM 2, que atualmente abrigam 362 detentos. Contando com um efetivo de 130 pessoas, entre policiais militares do Comando de Policiamento Especializado (CPE), servidores da Seap e agentes de socialização da empresa Embrasil, atual co-gestora de serviços prisionais do CDPM 2.
De acordo com o secretário de Estado de Administração Penitenciária, coronel da Polícia Militar, Cleitman Coelho, a revista faz parte de um cronograma de ações da secretaria e que tem o intuito de verificar possíveis irregularidades nas unidades. “No caso do CDPM 2, que é a única unidade prisional que recebe visitas de familiares dos presos na sexta-feira, foi fundamental esta ação no dia de hoje, para retirar tudo que é ilícito da unidade.” disse.
Além disso, segundo Cleitman a operação também serviu para verificar se existe alguma tentantiva de fuga dos presos, por meio de danificações em celas ou outros tipo de depredações “Toda revista tem duas principais funções que é apreender o que é proibido, e verificar se existe alguma grade serrada ou escavações, que podem caracterizar episódios de fuga, além de dano ao patrimônio público”, completou o secretário.
Durante o procedimento de revista foram apreendidos 11 aparelhos celulares, seis carregadores de celular, dois fones de ouvido, dois parafusos, um estoque e uma faca artesanal.
Foto: divulgação.
Fonte: SECOM.
Redação por Ana Flávia Oliveira.