Manaus | sábado 18-08
Manaus registra agora uma redução de 42,7% no número de roubos aos transportes coletivos no mês de julho, comparado ao mesmo mês no ano anterior. A iniciativa foi da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM) fazendo com que fossem intensificadas blitz da Polícia Militar nos coletivos e a implantação do reforço policial dentro dos terminais de integração nos horários de maior circulação de pessoas.
Segundo o secretário de Segurança, coronel da Polícia Militar do Amazonas, Anézio Paiva, as atuações estão mais rígidas, seguindo conforme a nova estratégia de atuação “São ações integradas entre todo o sistema de segurança, com Polícia Militar reforçando aparte repressiva nas ruas, com mais blitz da Operação Catraca e policiamento nos terminais, e a parte investigativa da Polícia Civil, apurando os indícios de materialidade para levar à prisão esses criminosos” disse.
De acordo com o diretor do Departamento de Polícia Metropolitana, delegado Geraldo Eloi, a Polícia Civil exige prioridade aos delegados dos Distritos Integrados de Polícia (DIPs) na apuração de denúncias e acompanhamento dos casos registrados “Estivemos nos reunindo com nossos titulares para dar uma prioridade a esses BOs, fazendo um trabalho em cima disso. Isso tem resultado em mais prisões de pessoas envolvidas em roubos a ônibus” destacou.
Além disso, foi criado um aplicativo para smartfones que ajuda no atendimento das ocorrências, chamado de ”Aviso SSP”, sendo semelhante à um botão do pânico, disponível de graça para as plataformas IOS e Android. Para utilizar precisa se cadastrar com suas informações pessoais, para garantir mais a segurança dos usuários e evitar falsas chamadas de ocorrências.
Funcionando de maneira simples e rápida, ao acionar o aplicativo, um chamado em destaque é ativado na tela de monitoramento do Centro Integrado de Operações de Segurança (CIOPs), que desloca a viatura mais próxima para atender. O controlador monitora o atendimento e auxilia as equipes policiais durante o processo.
Foto: divulgação.
Fonte: SSP-AM.
Redação por Ana Flávia Oliveira.