Manaus | sexta-feira
A Vigilância Sanitária da Prefeitura de Manaus (Visa Manaus) juntamente com o Conselho Regional de Farmárcia (CRF-AM) interditaram na manhã desta quinta-feira (30) seis drogarias que funcionavam de maneira irregular nas Zonas Norte e Leste de Manaus, as interdições duraram em dois dias. As unidades interditadas descumpriam o Código Sanitário do Município e normatizações nacionais, além de não possuírem licença sanitária e praticar fracionamento irregular, não ter um farmacêutico responsável e nem inscrição no Conselho de Farmácia e vender medicamentos controlados sem atender as exigênciais legais.
Em outras unidades, foram encontrados pelos fiscais indícios de aplicação de medicamentos injetáveis (sendo apenas permitido com a existência de um responável técnico) sem o local adequado e a prévia autorização dos órgãos sanitários.
A fiscal farmacêutica da Visa, Cláudia Moreno, informou que as interdições levaram em conta a gravidade das infrações e a recorrência das irregularidades. Ela informa que por praticar infrações consideradas gravíssimas, cada drogaria pode ser multada pela Vigilância Sanitária em até 100 UFMs (Unidade Fiscal do Município, no valor de R$ 101,78).
A diretora da Visa Manaus, Maria do Carmo Leão, e o presidente do CRF-AM, Jardel Inácio, destacam a importância da fiscalização conjunta para o fortalecimento da atividade e orientam a população a denunciar suspeitas de irregularidades aos dois órgãos, entrando em contato com a Ouvidoria Visa Manaus (0800 092 0123) ou com o setor de fiscalização do CRF-AM (3584-373).
Foto: divulgação – Visa Manaus- Semsa.
Fonte: Visa Manaus – Semsa.
Redação por Ana Flávia Oliveira.