terça-feira, janeiro 27, 2026
HomeSem categoriaPolítica | Wilson Lima e vice Carlos Almeida são diplomados e reafirmam...

Política | Wilson Lima e vice Carlos Almeida são diplomados e reafirmam compromisso com a transparência no governo.

Publicado em

Artigo Relacionado

Confap e Universidade de Illinois se reúnem para tratar de parcerias internacionais

A direção da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) recebeu,...

Manaus | 17 de Dezembro de 2018

O governador eleito, Wilson Lima, e o vice-governador eleito, Carlos Almeida, foram diplomados pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM) no fim da tarde desta segunda-feira (17).

A cerimônia foi realizada no auditório do Tribunal de Contas do Estado e dirigida pelo Presidente do TRE-AM, Desembargador João Simões, contou com a presença de integrantes da Corte e de outras autoridades municipais, estaduais e federais.

A diplomação marca o encerramento do processo eleitoral e atesta a vitória dos eleitos nas urnas, tornando-os aptos a tomar posse. Além do governador e vice, foram diplomados 23 deputados estaduais, 8 deputados federais e 2 senadores eleitos este ano.

O presidente do TRE/AM, desembargador João Simões, no ato da diplomação, saudou os eleitos e desejou boa sorte.

“Usem o mandato como uma verdadeira arma. Não parem de lutar em favor do povo. Façam acontecer. Há muito que ser feito, em todas as áreas”, declarou o presidente.

Wilson Lima discursou em nome de todos os diplomados, reconheceu o trabalho da Justiça Eleitoral na realização do pleito e agradeceu os votos que teve, ultrapassando a marca de um milhão de votos, que o fizeram o governador mais votado da história do Amazonas.

“A história não tem que dizer que o Wilson Lima venceu eleição para o governo do estado do Amazonas em 2018. A história tem que dizer que o povo do Amazonas mudou. O povo pegou em suas mãos o destino do estado e disse como ele queria. Sou guardião de uma chama que foi acesa. Não vou decepcionar. A missão é árdua. Não é fácil tirar o Amazonas da situação em que se encontra”, disse ele.

Ele reafirmou ainda o compromisso com a transparência no governo e aplicação correta dos recursos.

“Nós vamos trabalhar com transparência, responsabilidade e com aplicação correta do recurso público do cidadão, quero contar com ajuda de todos”, afirmou.

Ainda durante o discurso, o governador eleito falou do cuidado na escolha do secretariado.

“Estou trabalhando dia e noite para montar um grupo que possa representar uma nova administração, possa mudar o cenário econômico e social desse estado. Uma coisa é certa, ninguém faz essa mudança, ninguém encontra esses caminhos sozinho”, enfatizou.

No fim da cerimônia, em entrevista coletiva à imprensa, o governador eleito declarou que faltam apenas 5 nomes para composição do secretariado.

Ele destacou que a Secretaria de Fazenda, a Sefaz, tem exigido uma avaliação ainda mais criteriosa.

“A gente tem sido muito criterioso. A decisão que nós vamos tomar agora, é uma decisão chave para o desenvolvimento desse projeto. Na Sefaz, por exemplo, nós enfrentamos uma situação atípica, diferente de outros estados. A gente precisa de alguém que esteja no Confaz, esteja lutando, e que esteja envolvido, sobretudo, na reforma tributária. Alguém que possa entender claramente nossas peculiaridades, alguém que consiga dominar as discussões”, afirmou.

Ainda na entrevista coletiva o governador eleito, Wilson Lima, voltou a falar da preocupação com as dívidas do estado e do desafio econômico.

“A gente precisa encontrar um equilíbrio entre receitas e despesas. Se a gente continuar gastando, a gente vai acabar afundando. Nós vamos começar o ano com um déficit de 1,5 bilhão de reais. Vamos começar o ano com uma dívida de 800 milhões de reais. O teto com gasto de funcionário público já superou o limite máximo de 49%. Isso é grave para o estado porque compromete, sobretudo, algumas ações como celebração de convênios, empréstimos. Isso tudo é muito danoso para o Estado”, destacou.

O vice-governador, Carlos Almeida, destacou que o relatório final dos levantamentos da equipe de transição deve ser entregue até o final dessa semana.

“O trabalho que está sendo realizado na equipe de transição deve ser encerrado nesta semana e, no máximo, até segunda, o relatório já vai estar liberado com os devidos ajustes. Ressalto ainda que os dados que governador Wilson Lima tem anunciado são obtidos dentro da nossa equipe de transição. Temos um problema gigantesco com relação ao desabastecimento de medicamentos, que é algo em torno de 40%, além de dívidas que ultrapassam R$ 600 milhões”.

Foto: Divulgação.

Redação Portal Pontual.

Últimos Artigos

Comissão vai a Belém conferir preparativos para COP30

A Subcomissão Temporária que acompanha os preparativos para realização da COP30 se reuniu pela...

Cepcolu completa quatro meses com quase 2 mil atendimentos e sem fila para cirurgias

O Centro Avançado de Prevenção ao Câncer do Colo do Útero do Amazonas (Cepcolu),...

Com apoio do Governo do Amazonas, pesquisa inclui robótica no processo de ensino-aprendizagem de estudantes da educação básica

Ensinar robótica com o uso de metodologia Problem-based Learning (PBL), que estimula os alunos...

Primeira patente do ILMD/FiocruzAmazônia é concedida pelo INPI, referente a equipamento de análise de material genético em amostras biológicas

O Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia), por meio do Núcleo de Inovação...

Eric Lima

Criador do Portal Pontual

Mestrado em Saúde, Sociedade e Endemias na área de concentração de Epidemiologia de Agravos e Prevalentes na Amazônia pelo instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD/FIOCRUZ), Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e Universidade Federal do Pará (UFPA - 2013). Tem experiência em pesquisa na área de Epidemiologia, Saúde Coletiva com ênfase em Saúde Pública, Avaliação de Serviço em Saúde e Saúde Baseada em Evidências, desenvolvendo estudos nos temas: Tuberculose, Resistência aos fármacos, Tuberculose Multirresistente, Coinfecção TB/HIV.

Mais artigos como este

Comissão vai a Belém conferir preparativos para COP30

A Subcomissão Temporária que acompanha os preparativos para realização da COP30 se reuniu pela...

Cepcolu completa quatro meses com quase 2 mil atendimentos e sem fila para cirurgias

O Centro Avançado de Prevenção ao Câncer do Colo do Útero do Amazonas (Cepcolu),...

Com apoio do Governo do Amazonas, pesquisa inclui robótica no processo de ensino-aprendizagem de estudantes da educação básica

Ensinar robótica com o uso de metodologia Problem-based Learning (PBL), que estimula os alunos...