Manaus| 17 de Dezembro de 2018 (Segunda-Feira)
Segundo os dados da Coordenação Estadual de IST/AIDS e Hepatites Virais, da Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), foram diagnosticados 1.545 novos pacientes portadores de HIV, de janeiro a novembro de 2018, No mesmo período do ano passado foram 2.372 casos. Assim o Amazonas registrou uma redução de 34,86% no número de novos casos da doença.
A coordenadora estadual de IST/AIDS e Hepatites Virais, Dessana Chechuan, a redução dos números, é resultado da intensificação das ações educativas e de prevenção nas escolas e empresas.
Ela também cita o novo método de prevenção à infecção pelo HIV, a implantação da PrEP (Profilaxia Pré Exposição).
O método é direcionado a pessoas com maior chance de exposição ao vírus, dentre eles, trabalhadores do sexo masculino, homossexuais e aqueles que se relacionam com quem já possui o vírus.
De acordo com a coordenadora, o Governo do Estado em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde (Susam) e a Secretaria Municipal de Saúde de Manaus (Semsa), ampliou a cobertura de testes rápidos, expandindo o trabalho para todos os municípios, assim como o atendimento aos pacientes que além da FMT-HVD, unidade de referência, a Fundação Alfredo da Matta (Fuam) também disponibiliza exames, diagnóstico e acompanhamento, além de tratamento em quatro Policlínicas e duas Unidades Básicas de Saúde (UBS).
A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) foi responsável por promover campanhas de prevenção e conscientização nas escolas públicas do estado, com a finalidade de diminuir novos casos entre os adolescentes, por meio de palestras e distribuição de preservativos. As ações de educação continuada também aconteceram em empresas, organizações não governamentais (ONGs) e órgãos públicos.
A coordenadora Dessana Chechuan, diz que os resultados apontam para um cenário positivo, nos próximos anos, com uma redução ainda maior no número de novos casos de HIV/Aids no Estado.
“Em 2018, foi um ano de muito trabalho. Ampliamos as estratégias de prevenção, com a implantação da PrEP para a população-chave, estamos deixando o projeto de mais uma unidade de Manaus, sob coordenação da Semsa, com equipe capacitada para o atendimento”, finalizou.
Foto: Divulgação.
Redação Portal Pontual.

