Manaus | 08 de Janeiro de 2019 (Terça-feira)
Na última segunda-feira (07), sendo o primeiro dia da campanha “Janeiro Roxo”, uma mobilização que chama a atenção para ao combate à hanseníase, a Policlínica da Codajás atendeu mais de 160 pessoas.
A unidade é da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (Susam) e de acordo com a diretora da unidade de saúde, Shaira Castro do Vale, as pessoas não perderam a oportunidade de realizar os atendimentos.
“As pessoas aproveitaram a oferta dermatológica e vieram nos procurar. Todos foram acolhidos e os casos suspeitos já foram encaminhados para agendar os exames. Os pacientes que foram atendidos hoje (segunda-feira, 07/01) já serão retirados da fila de espera do Sistema Nacional de Regulação (Sisreg)”, afirmou.
Os casos que foram apontados como suspeitos são encaminhados para seu devido tratamento na Fundação Alfredo da Matta (Fuam), sendo referência da rede estadual de saúde. O atendimento regular ocorre durante todo o ano.
De acordo com informações da Fuam, no ano anterior, foram notificados 370 casos de hanseníase no Amazonas.
A campanha seguirá até a próxima sexta-feira (11), ela se deu inicio com a oferta de consultas e palestras de médicos dermatologistas da unidade. Vale lembrar que os atendimentos não precisam ser agendados e começam a partir das 7h. As palestras não possuem necessidade de realizar inscrições e são abertas ao público em geral.
Fique atento ao surgimento dos sintomas, dentre eles, sensação de choque nos braços e pernas, formigamento, pele seca, falta de suor, perda de sensibilidade e perda da força dos músculos das mãos, pés e face, emagrecimento, queda de pelos, dor e se houver manchas na pele procure imediatamente um médico.
A Policlínica Codajás onde está ocorrendo a campanha, fica localizada na avenida Codajás, número 26, na Cachoeirinha.
Foto: Vitor Souza/Susam.
Fonte: Com informações da Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado de Saúde (Susam).
Redação por Ana Flávia Oliveira.

