Manaus | 22 de Janeiro de 2019 (Terça-feira)
O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Amazonas (SJP-AM) publicou uma nota de repúdio sobre a agressão física feita ao fotógrafo Jander Robson, que trabalha prestando serviços para a A crítica.
O repórter-fotógrafo foi brutalmente agredido por um grupo de familiares de uma vítima de acidente de trânsito. Jander já foi espancado quando chegou no local juntamente com uma equipe para cobrir o fato, na ocasião, havia uma pessoa morta e outras feridas.
Jander levou vários socos no rosto e chutes na costela, além disso, teve seu equipamento furtado e danificado pelos agressores, no entanto, o material depois foi recuperado. Ele permanece hospitalizado.
Apesar dos policiais terem visto e contido as agressões físicas, eles não efetuaram as prisões em flagrante dos homens, aparentemente, eram cinco pessoas. Eles foram encaminhados para o 26º Distrito Integrado de Polícia (DIP) para registrar o acidente de trânsito.
Apenas quando Jander tiver alta médica que o mesmo poderá realizar o registro da agressão para que a polícia possa começar a busca por quem cometeu o crime.
De acordo com o Sindicato, a Secretaria de Segurança Pública e a Corregedoria da Polícia Militar devem realizar uma ampla apuração dos fatos, em específico a atitude dos policiais militares que estavam no local “para averiguar possível ato de negligência em relação ao espancamento”.
Além disso, ainda em nota, o Sindicato ressalta o papel da imprensa e sua liberdade de expressão exercida na Constituição.
“Lembramos que a imprensa exerce o papel fundamental das garantias constitucionais sendo uma delas o direito à liberdade de imprensa, segundo a Constituição Federal de 1988, no artigo 5º, inciso X. Como guardiães dos valores democráticos e como entidade de defesa dos profissionais de comunicação, REPUDIAMOS toda e qualquer postura que afronte o direito ao livre exercício do jornalismo”, enfatiza em nota o Sindicato.
Fotos: Alberto César Araújo (capa)/ Divulgação Nota (texto).
Fonte: Nota de Repúdio SJP-AM.
Redação por Ana Flávia Oliveira.

