segunda-feira, janeiro 26, 2026
HomeSem categoriaAmazonas | Em reunião com os prefeitos do interior Wilson Lima garante...

Amazonas | Em reunião com os prefeitos do interior Wilson Lima garante “A saúde é uma prioridade na capital e é também no interior”.

Publicado em

Artigo Relacionado

Confap e Universidade de Illinois se reúnem para tratar de parcerias internacionais

A direção da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) recebeu,...

Manaus | 14 de Fevereiro de 2019 (Quinta-feira)


Na última quarta-feira (13), ocorreu uma reunião com os prefeitos de Silves, Aristides Queiroz de Oliveira Neto, e de Iranduba, Francisco Gomes da Silva, juntamente com o governador Wilson Lima. O encontro aconteceu na sede do Governo, no bairro Compensa II, localizado na Zona Oeste da capital.

Dentre os assuntos mais pautados na conversa, as melhorias na saúde continuam sendo mais comentadas entre os gestores do interior do estado.

“A saúde é uma prioridade na capital e é também no interior. Nós encontramos a Central de Medicamentos desabastecida, pagamentos atrasados, hospital sem materiais, sem equipamentos, gente morrendo. Não pode na capital e não pode no interior. Imagina nos municípios mais distantes, a situação também é preocupante. Por isso nós temos que fazer esse raio-x do estado, sentar com os prefeitos, discutir e partir para resolver. O orçamento é enxuto e por isso mesmo precisa ser bem empregado”, afirmou o governador.

Durante a reunião também foi definido que serão realizados os devidos reparos nas escolas estaduais para que elas funcionem sem levar prejuízos para os alunos. A prefeitura se comprometeu em desenvolver ações que melhorem os indicadores do ensino médio e diminuam a evasão escolar.

“Um governo participativo se faz assim, com diálogo. Tenho certeza de que vamos desenvolver o interior e resolver muitos problemas que só existiam por falta de comunicação”, afirmou Wilson Lima.

Além disso, em questão à produção rural, o Governo através da Secretaria de Produção Rural (Sepror), também vai desenvolver ações de incentivo à produção do café. O objetivo é distribuir 450 mil mudas de café para a região de Silves e Itacoatiara e dobrar a produção de café regional.

O prefeito de Silves, Aristides Queiroz, acompanhado de vereadores, entregou ao governador uma lista de pedidos. As demandas para a área da saúde são a contratação de médicos para o hospital do município, reforma da unidade hospitalar e aquisição de uma ambulância.

Wilson Lima adiantou que a Secretaria de Estado da Saúde (Susam) já vem analisando a situação do hospital junto à empresa responsável pela obra, concluída em 2014. Além disso, a ambulância foi entregue no ano anterior sem os aparelhos necessários para funcionar, sendo resolvido pelo atual Governo. A Susam também está fazendo um levantamento da necessidade de profissionais da área da saúde para reorganizar o quadro funcional.

Entre as demandas apresentadas pelo prefeito de Silves estão ainda obras de infraestrutura, como operação tapa-buraco na estrada da Várzea AM-363, reformas de caixas d’água em escolas e de prédios públicos e a construção de um galpão para abrigar a secretaria de obras, pois a antiga sede pegou fogo durante um incêndio. Aristides Queiroz pediu, ainda, apoio do estado para aquisição e construção de uma usina de lixo e implantação da coleta seletiva com o objetivo de eliminar o lixão a céu aberto que oferece riscos à saúde da população.

“Há oito anos que o município de Silves não foi olhado pelo Governo do Estado. E como é  que você vai manter uma coisa dessa funcionando a contento. Tantas coisas são de responsabilidade do estado e é preciso dialogar”, disse o prefeito de Silves, ao elogiar a abertura de diálogo com o Governo.

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra), já está revisando os contratos de obras, incluindo o da empresa contratada para pavimentar a Estrada da Várzea, em Silves. A meta é realizar obras emergenciais no período de verão amazônico.

De acordo com o governador Wilson Lima a prioridade do governo é desenvolver o interior nas mais diversas áreas. Na educação uma medida imediata será o envio da remessa do material utilizado pelos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) que, por falta de comunicação, ainda não havia sido entregue.

Além disso, realizar a instalação de uma unidade avançada do Instituto Federal de Educação. A Prefeitura pediu apoio do estado na liberação de uma área para viabilizar o projeto do Ministério da Educação. Por outro lado, os cursos do Cetam, já iniciados, serão mantidos e as aulas começam após o Carnaval.

Na área de segurança pública, Lima adiantou que a Secretaria de Segurança Pública reforçou medidas para ampliar a segurança, sobretudo no distrito de Cacau Pirêra e outras regiões do município que vêm sofrendo com a ação de criminosos. Também está em sendo preparado projeto para que guardas municipais recebam treinamento da Polícia Militar.

As reuniões com os prefeitos do interior ainda continuam nesta quinta-feira. O governador vai receber todos os gestores dos 61 municípios do interior, até o mês de abril, para ouvir as demandas e discutir as soluções.

Foto: Diego Peres.

Fonte: Com informações da Assessoria.

Redação por Ana Flávia Oliveira.

Últimos Artigos

Comissão vai a Belém conferir preparativos para COP30

A Subcomissão Temporária que acompanha os preparativos para realização da COP30 se reuniu pela...

Cepcolu completa quatro meses com quase 2 mil atendimentos e sem fila para cirurgias

O Centro Avançado de Prevenção ao Câncer do Colo do Útero do Amazonas (Cepcolu),...

Com apoio do Governo do Amazonas, pesquisa inclui robótica no processo de ensino-aprendizagem de estudantes da educação básica

Ensinar robótica com o uso de metodologia Problem-based Learning (PBL), que estimula os alunos...

Primeira patente do ILMD/FiocruzAmazônia é concedida pelo INPI, referente a equipamento de análise de material genético em amostras biológicas

O Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia), por meio do Núcleo de Inovação...

Eric Lima

Criador do Portal Pontual

Mestrado em Saúde, Sociedade e Endemias na área de concentração de Epidemiologia de Agravos e Prevalentes na Amazônia pelo instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD/FIOCRUZ), Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e Universidade Federal do Pará (UFPA - 2013). Tem experiência em pesquisa na área de Epidemiologia, Saúde Coletiva com ênfase em Saúde Pública, Avaliação de Serviço em Saúde e Saúde Baseada em Evidências, desenvolvendo estudos nos temas: Tuberculose, Resistência aos fármacos, Tuberculose Multirresistente, Coinfecção TB/HIV.

Mais artigos como este

Comissão vai a Belém conferir preparativos para COP30

A Subcomissão Temporária que acompanha os preparativos para realização da COP30 se reuniu pela...

Cepcolu completa quatro meses com quase 2 mil atendimentos e sem fila para cirurgias

O Centro Avançado de Prevenção ao Câncer do Colo do Útero do Amazonas (Cepcolu),...

Com apoio do Governo do Amazonas, pesquisa inclui robótica no processo de ensino-aprendizagem de estudantes da educação básica

Ensinar robótica com o uso de metodologia Problem-based Learning (PBL), que estimula os alunos...