Manaus | 17 de junho, 2020 | Quarta-feira
A Bombril está sendo acusada de racismo nas redes sociais por lançar uma esponja de aço inox com o nome “Krespinha”, apontado como uma associação pejorativa ao cabelo comum entre negros.
A hashtag #BombrilRacista é um dos assuntos mais comentados do Twitter hoje pela manhã.
No site da Bombril, o produto é definido como “perfeita para a limpeza pesada”, sendo utilizada para a remoção de sujeiras e gorduras “de um jeito rápido e eficaz, sem esforço”. Procurada, a empresa não respondeu até o momento aos questionamentos.
Propaganda racista nos anos 50
Uma esponja chamada “Krespinha”, da S. A. Barros Loureiro Indústria e Comércio, era vendida na loja Sabarco, em São Paulo. A divulgação em 1952 levava uma menina negra no logo, personificando a esponja na figura da garota.
Além do desenho, um usuário do Twitter apontou para referências históricas que poderiam estar subjetivamente ligadas. O “k” de krespinha poderia ser em referência a Ku Klux Klan, que vivia seu auge na época.
A genialidade racista em uma imagem:
– trocar C por K
– "a queridinha do Rio agora em SP"
– a bucha se colocando às ordens
– a personificação da bucha como uma pessoa negra
– a infantilização do cabelo (não é crespa, é "krespinha") pic.twitter.com/nOa36j9OHZ— PASSA (@passa) June 17, 2020
A campanha também trazia a frase “as suas ordens”, colocando em tom de servidão.
A reação nas redes sociais Seguidores e digitais influencers chamaram a atenção para o produto e explicaram as conotações racistas que ele traz, como a ativista Winnie Bueno, a jornalista Yasmin Santos e o humorista Yuri Marçal.
Eu vou dizer pra vocês na moral: a @BombrilOficial foi racista de propósito.
É estratégia se marketing relançar um produto cujo o mkt ja foi criticado INÚMERAS VEZES em estudos de mídia.
Fizeram pq sabem que a gente fica pistola , compartilha a imagem do produto e tudo mais.— Winnie. (@winniebueno) June 17, 2020
A “krespinha” não é um produto novo no mercado. Em 1952, uma esponja de nome idêntico era vendida no país e usava o desenho de uma menina negra em seus anúncios. Alheia aos crescentes debates sobre racismo, a @BombrilOficial resolveu relançar o produto, mantendo o nome original. pic.twitter.com/MqJ1b4lEDu
— yasmin santos (@yasminsmp) June 17, 2020
https://twitter.com/YuriMarcal/status/1273116922142482434
Fonte: Noticias UOL