Em homenagem ao Dia dos Professores comemorado hoje, 15 de outubro, O Portal Pontual entrevistou o professor Nivaldo Fonseca de Souza, 76 anos, que venceu a ansiedade durante a pandemia do Covid-19 realizando trabalhos artísticos em sua própria casa.
Nivaldo conta que dedicou 30 anos de sua vida à profissão de professor e que sempre teve interesse pela arte.
Confira a entrevista completa:
O seu interesse pela pintura e reciclagem veio depois da ansiedade ou sempre existiu?
Nivaldo Fonseca – Eu sempre tive interesse pela arte e na pandemia isso veio à tona. Hoje em dia sou aposentado e como na pandemia não podia fazer nada, a arte foi uma saída que encontrei.
O senhor teve ou está tendo acompanhamento psicológico atualmente?
NF – Não tive e não estou tendo. O que me tirou da ansiedade foi esse trabalho com a arte. Quando fazemos algo que gostamos, a gente é feliz. Mas acredito que o acompanhamento psicológico é muito importante, pois nem todos tem a oportunidade que tive de descobrir algo para ocupar a mente.
O senhor teve alguma dificuldade no processo artístico? Se sim, qual?
NF – A dificuldade foi para descobrir novas formas de desenvolver o trabalho, de inovar. E quando você olha que está pronto, é uma grande inspiração, é cativante.
E qual mensagem busca passar para as pessoas através desse trabalho?
NF – Eu sempre digo que temos a capacidade de descobrir muita coisa boa através da nossa mente. Acredito que a minha arte desperta nas pessoas a vontade de fazer coisas novas.
Qual o seu principal objetivo com a realização do seu trabalho artístico?
NF – Não tenho o objetivo de enriquecer com isso. Mas se surgir a oportunidade de comercializar, tudo bem, pois também preciso de recursos para continuar produzindo as artes. Mas meu principal objetivo sempre vai ser mostrar e transmitir coisas boas para as pessoas.
Por fim, qual conselho o senhor daria para quem tem ansiedade e está passando por um momento difícil?
NF – Acima de todas as coisas, sou religioso. Então aconselho que conversem com Deus, digam seus sentimentos e dificuldades. Ele lhe dará a capacidade de criar algo. Cante, dance, crie, conte uma história e converse com as pessoas. A sua mente tem muita capacidade. Faça coisas que agreguem a você e as outras pessoas e seja feliz!
Veja abaixo alguns de seus trabalhos:


Redação por Bernardo Andrade

