O governador Wilson Lima (União Brasil) anunciou que o presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), estará no Amazonas entre os dias 18 e 23 deste mês. Na visita, o presidente vai assinar o decreto de redução de 25% do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).
Após reunião, nesta quinta-feira, 10, com representantes da indústria para destacar a vitória da Zona Franca de Manaus em relação ao decreto, Bolsonaro garantiu que os produtos produzidos na Zona Franca de Manaus que possuem Processo Produtivo Básico (PPB) não entrarão na redução do IPI.
“Ontem tivemos uma reunião com o presidente Bolsonaro e com o ministro da Economia, Paulo Guedes, e expomos a nossa situação. O compromisso do presidente da República é que os produtos feitos na Zona Franca de Manaus, aqueles com PPB, estão fora dessa redução do IPI de 25%. Os técnicos estão trabalhando na redação do decreto, que vai ser publicado ainda este mês e, inclusive, há a possibilidade do presidente vir ao Amazonas para assinar o decreto entre os dia 18 e 23”, anunciou.
Wilson Lima explicou, ainda, que a reunião serviria para uma prestação de contas da luta em defesa da Zona Franca de Manaus.
“Esse é o modelo mais exitoso do ponto de vista ambiental e econômico e dependemos disso. Temos potencial para o turismo, gás natural e mineral, para fazer frente à ZFM, mas isso não acontece do dia para noite e não temos nenhum modelo a curto e médio prazo para substituir a Zona Franca de Manaus. Nossa preocupação é garantir competitividade para as empresas que estão aqui em Manaus”, ressaltou.
O governador destacou ainda a preservação dos empregos e citou a indiferença das regiões do Sudeste e Sul que são contra a Zona Franca.
“Temos que conviver com a indiferença das regiões Sudeste e Sul porque muitos acham que a Zona Franca de Manaus é um peso para o Brasil, enquanto as indústrias do Amazonas representam 3% da produção industrial do Brasil e 1,5% do PIB. Além da indiferença de parte do Brasil, nos deparamos com decisões de pessoas que não têm a dimensão do que é a Zona Franca de Manaus numa linha de produção de televisores, de celulares, motocicletas e bicicletas”, afirmou.
O governador reconheceu o trabalho em defesa da ZFM com articulação feita pelo prefeito David Almeida (Avante), o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), Roberto Cidade (PV), e todos os representantes da indústria e comércio, além da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz).
Augusto Costa/O Poder
Foto: Divulgação