O vereador Kennedy Marques (PMN) revelou que está com a esporotricose, doença infecciosa causada por fungos e que, recentemente, atingiu gatos em Manaus e pode ser transmitida a humanos.
A informação foi dada pelo parlamentar durante seu discurso no Pequeno Expediente desta segunda-feira, 21, no plenário Adriano Jorge da Câmara Municipal de Manaus (CMM).
“Há pouco tempo, estive enfermo. Passei 30 dias hospitalizado, furado todos os dias. Estou pagando um preço muito alto por isso. Na sexta-feira passada, 18, foi constatado que estou com esporotricose”, informou. “Já faz 1 ano e meio que venho denunciando esses casos. Vocês estão diante de alguém que é vítima dessa doença, que se não for tratada, pode gerar amputação e causar morte. Quando relaciono causa animal com saúde pública, eu sou negado”, alertou.
Em seu discurso, o vereador criticou que o Poder Público não se atenta aos animais abandonados e que cuidar deles é, sobretudo, cuidar da saúde pública, além das áreas de economia e de limpeza pública.
O primeiro caso em animal foi confirmado em dezembro de 2020. No mesmo mês, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) investigou um possível caso em humanos.
A doença é classificada como uma zoonose causada por um fungo do gênero Sporothrix, que pode afetar, além de animais, também humanos.
Em animais, os sintomas mais comuns são feridas profundas na pele (úlceras), que não cicatrizam e se espalham rapidamente.
O Portal O Poder solicitou informações à Semsa sobre o monitoramento da doença na capital amazonense, mas até a publicação desta matéria, não obteve retorno.
Por Priscila Rosas/O Poder
Foto: Robervaldo Rocha/CMM