O secretário municipal de Tecnologia e Inovação, Radyr Gomes de Oliveira Junior, disse que a Prefeitura de Manaus pretende usar o Fundo Municipal de Empreendedorismo e Inovação para instalar a tecnologia 5G na capital, caso empresas de telefonia não se interessem pelo negócio.
A intenção é cumprir o cronograma de instalação do novo sistema, previsto para o final de novembro, e reduzir o vazio de internet em áreas como a rural da capital amazonense.
Segundo o secretário, não há ainda estimativa de custo para instalar a tecnologia, mas o investimento por luminária para transmissão do sinal deve ser, em média, de R$ 60 mil.
Radyr Junior disse que lei municipal que viabiliza o uso da tecnologia em Manaus desburocratiza o procedimento para hospedagem de equipamentos. “Em 48 horas o Implurb (Instituto Municipal de Planejamento Urbano) dará licença para instalação de torres”, afirmou.
Zona rural
Manaus, conforme Radyr Junior, ainda tem grandes vazios digitais que devem ser reduzidos com a tecnologia 5G, principalmente na zona rural. Ele cita a região da Calha do Rio Negro, com municípios e comunidades ribeirinhas.
O secretário também aposta na expansão da economia. “Novos negócios vão ser gerados com o 5G. Há o desenvolvimento de pesquisas. [a tecnologia] Vem potencializar novos modelos de negócios e criar ambiente propício a isso”, disse.
O CPQD expõe no seminário em Manaus antena de grande alcance e aparelhos móveis para a conectividade. Os equipamentos podem ser instalados em máquinas agrícolas para mapear áreas e reunir dados sobre lavouras.
Fonte: Amazonas Atual
Foto: Reprodução
Redação por Bernardo Andrade