O grupo de Segurança Pública da transição de governo se reuniu na manhã desta quinta-feira, 24, com integrantes do governo no Distrito Federal (DF) para discutir a segurança da posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no dia 1º de janeiro.
A reunião, sediada no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), em Brasília, tratou da participação da Polícia Federal (PF) e da Polícia Federal Rodoviária (PRF) junto a representantes de segurança pública do DF no dia da posse.
Uma das preocupações já apontadas pelo senador eleito Flávio Dino (PSB-MA) – um dos nomes mais cotados para assumir o Ministério da Justiça e Segurança Pública – foi o déficit orçamentário identificado pelo grupo de transição da Segurança Pública, que poderia atrapalhar questões como abastecimento das viaturas da PF e da PRF, além de problemas de deslocamento dos agentes para que possam cumprir operações e também participar no efetivo para garantir a segurança do público presente no evento.
Segundo apuração da repórter Juliana Lopes, da CNN, a reunião também abordou a disponibilização de um parque para que os visitantes possam acompanhar a posse do presidente eleito no DF.
Os integrantes do grupo de transição da Segurança Pública e da Justiça tratou ainda de alternativas para mitigar problemas causados pela possível vinda de manifestantes apoiadores do atual presidente Jair Bolsonaro (PL), que eventualmente podem bloquear rodovias de acesso de Brasília.
Com informações da CNN Brasil
Foto: Divulgação