Quinze imóveis, entre casas, comércios e uma igreja desabaram devido a uma erosão de 40 metros de profundidade causada pela forte chuva desta sexta-feira (13), na avenida D, no conjunto Francisca Mendes, na Zona Norte de Manaus.
O vigilante Luiz Gonzaga, morador do local informou que no fim de ano foi um caos para as pessoas que residem na região. “Casas foram atingidas pelo desbarrancamento, a parada de ônibus desabou, um muro caiu também, colocando em risco as outras casas. Agora é um alívio ver as máquinas atuando aqui para evitar novas erosões, principalmente nessa época que chove todos os dias”, afirmou o morador.
Equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) verificaram in loco a situação, realizaram toda a limpeza da área, com a formação de um caminho de acesso, para facilitar a execução dos serviços.
Trabalho
Uma equipe composta por 20 homens, utilizando máquinas retroescavadeiras, escavadeiras, rolos compactadores, tratores de esteira e caçambas atuam nesta sexta-feira nos trabalhos de aterro para a contenção da erosão, em seguida, será implantada uma rede de drenagem com 190 metros de extensão.
O secretário de Obras, Renato Júnior, destaca o compromisso da gestão especialmente com a atuação em serviços de infraestrutura nas áreas mais críticas da capital.
“Estamos atuando de forma emergencial nesta obra, tomando todos os cuidados necessários. Além dessa área, também intensificamos os trabalhos em todos os bairros da cidade, especialmente em locais mais afetados nesse período chuvoso”, destacou Renato Júnior.
Após a contenção da erosão, as equipes irão atuar nos serviços de drenagem superficial, com a recomposição de sarjeta e meio-fio, finalizando com a implantação do asfalto no local. A previsão é de que, dependendo das chuvas, a obra seja entregue em até 90 dias.
Com informações de A Crítica
Foto: Reprodução