Roraima – Diante da escancarada crise sanitária que assola os indígenas Yanomami, que ganhou repercussão nacional nas últimas semanas, a maioria dos deputados federais de Roraima silenciou sobre o problema.
Eleitos para trabalharem em prol do povo roraimense, inclusive dos indígenas, a bancada federal do estado tem adotado a postura omissa quando se trata da questão do povo Yanomami. Até nas redes sociais os parlamentares evitam publicações abordando o assunto.
Mais da metade dos deputados são aliados do governador de Roraima, Antonio Denarium (PP), que defende a prática de garimpo. No ano passado, o chefe do Executivo Estadual sancionou duas leis que beneficiaram diretamente os garimpeiros, no entanto, foram consideradas inconstitucionais.
Um dos poucos que se posiciona sobre o assunto é o deputado federal e presidente estadual do União Brasil, Antonio Nicoletti. Entretanto, quase sempre para defender a classe dos garimpeiros.
Nesse domingo, 5, por exemplo, o deputado publicou um vídeo nas redes sociais informando que protocolou um ofício no Governo Federal solicitando um plano de ação para a retirada dos garimpeiros, que se encontram isolados na terra indígena após decreto presidencial que restringe o tráfego aéreo.
Durante o vídeo, sem citar a quantia, o deputado sugere ao Governo Federal o pagamento de um benefício para a família dos garimpeiros que ficarão desassistidas.
Da redação O Poder
Foto: Divulgação