Roraima – O jornalista e vereador de Boa Vista, Bruno Perez (MDB), protocolou, na manhã desta segunda-feira, 6, na Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), um pedido de impeachment contra o governador do Estado, Antonio Denarium (PP), por crime de responsabilidade.
Conforme o documento obtido pelo O Poder, o vereador alega que Denarium cometeu ilegalidade ao fazer comentários preconceituosos sobre a situação crítica dos povos Yanomami, que sofrem com uma grave crise sanitária.
Em entrevista concedida à Folha de São Paulo, Denarium declarou que os indígenas devem ser “aculturados e paparem de viver como bichos”.
À reportagem, o vereador informou que nenhum deputado estadual comentou sobre a fala polêmica de Denarium. Mais de 20 parlamentares da Casa Legislativa são da base governista.
Bruno disse, ainda, que o presidente Lula (PT) esteve em Roraima no mês passado, quando veio à tona a situação crítica dos indígenas Yanomami, e que o governo do Estado já sabia da crise.
“É um problema antigo, que o Denarium tinha conhecimento, não pediu ajuda do ex-presidente Bolsonaro em nenhum momento. Agora, quando o presidente Lula, entre aspas, descobre tudo, ele quer ajudar o índio, quer ser bem intencionado. Foi omisso, nunca fez uma operação para conter os voos clandestinos, pistas clandestinas, aprovou leis que permitiam o garimpo. Então, os deputados precisam analisar essa omissão dele”, disse o vereador.
Bruno destacou, ainda, que espera que a Casa Legislativa avalie de forma imparcial a postura do governador em relação ao povo Yanomami e também sobre a fala dele considerada discriminatória.
“Tudo isso tem de ser analisado, pois, por muito menos, já abriram dois pedidos de impeachment contra o Lula porque ele disse que a cassação da Dilma foi um golpe. O que Denarium fez, expondo Roraima, inclusive mundialmente, foi bem maior e merece ser apurado sim”, afirmou.
Da redação O Poder
Foto: Divulgação