A disputa pelo poder interno da Câmara Municipal de Manaus (CMM) ganhou mais um capítulo com as definições das comissões da Casa Legislativa nesta terça-feira, 07. David Almeida (Avante) “correu atrás do prejuízo” e reorganizou a base no Parlamento Municipal.
Ano passado, a base do prefeito no Parlamento rachou quando parte dos vereadores não aceitou a manobra de David Reis (Avante) para permanecer na presidência. Como consequência, o candidato de David Almeida, Elan Alencar (Pros), não venceu a eleição da CMM, tendo perdido para Caio André (PSC).
O episódio parece ter sido superado por David Almeida que conseguiu que os remanescentes de sua base que votaram em Elan Alencar conquistassem a presidência de boa parte das comissões da Casa Legislativa. Das 24 Comissões, incluindo a de Comendas, apenas cinco ficaram com vereadores que votaram em Caio André.
Uma das comissões mais importantes do Parlamento Municipal, a Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), ficou sob a presidência de Gilmar Nascimento (União Brasil) e da vice-presidência de Fransuá (PV), o atual líder de David Almeida na Câmara. A CCJ é responsável por avaliar a constitucionalidade de todos os projetos de leis municipais que tramitam pela Casa.
Já o novo presidente da Comissão de Finanças, Economia e Orçamento (CFEO) é o vereador Marcel Alexandre (Avante). A vice-presidência ficou com Joelson Silva. A comissão analisa os projetos de lei de orçamento da Prefeitura e promove audiências públicas sobre o assunto. Ambos parlamentares também exerceram cargos importantes nas Legislaturas antigas, quando Arthur Neto (PSDB) era prefeito. Silva era presidente e Alexandre líder do prefeito no Parlamento.
Veja a lista completa das comissões aqui.
Priscila Rosas, para Portal O Poder
Ilustração: Neto Ribeiro/Portal O Poder