O senador Omar Aziz (PSD) deve receber os parlamentares da bancada do Amazonas neste sábado (11), em sua residência, para juntos discutirem e definirem o nome da liderança do Estado no Congresso Nacional.
Segundo o próprio senador, que falou ao Portal O Poder na tarde desta terça-feira,7, as definições de hora sobre o encontro ainda não foram concluídas porque há alguns parlamentares em trânsito, o que impede uma rápida comunicação.
Questionado sobre sua permanência na liderança ou uma possível indicação de um novo líder da bancada amazonense, Omar salientou que “em política tudo deve ser discutido”.
“Quando se ganha uma eleição, tem que ter o mesmo tratamento. Somos todos iguais. A única exigência é de que se tenha condições de exercer essa liderança”, falou o senador.
No entanto, Omar não apontou nenhum nome que não estivesse apto para o comando da bancada.
Recondução do Omar ou novo líder
Há grandes chances do senador Omar Aziz seguir na liderança da bancada amazonense no Congresso Nacional. A experiência política, aliada à visibilidade no país, devem o credenciar para, mais uma vez, representar os 11 parlamentares do Amazonas.
Saullo Viana é um dos estreantes no parlamento federal que apoia a recondução de Omar à liderança do Congresso justamente por estas características.
“Ele reúne experiência em Amazonas, reconhecimento no país e proximidade com o Governo Federal. Nesse momento de muita apreensão em função da Reforma Tributária, que deve pautar a Câmara ao longo de 2023, é mais prudente e seguro mantê-lo na liderança”, disse o deputado federal.
O nono mandato do decano na Câmara, deputado Átila Lins (PSD), tem muito do abrigo que Omar lhe deu na legenda social democrática. No Progressista, sigla a qual pertencia antes das eleições de 2022, Átila dificilmente conseguiria êxito no pleito pelo volume de votos.
Agora, Átila retribui o gesto e confirma seu apoio ao senador Omar para coordenador da bancada amazonense. No entanto, o deputado federal não vai participar da reunião.
“Não estarei no Brasil nesse final de semana”, justificou.
O deputado Silas Câmara (Republicanos) não se posicionou. Apenas disse que, caso convidado, participará da reunião na casa de Omar, além de não “ter objeção a nenhum dos 11 congressistas”.
Colegas no Senado Federal, apenas Plínio Valério (PSDB) já se manifestou sobre o assunto. O senador tucano anti-Lula disse não ter nada contra a recondução de Omar e garantiu que participará da reunião entre os congressistas.
O Portal O Poder entrou em contato com todos os 11 parlamentares da bancada amazonense. Alguns estavam em reunião e/ou em trânsito e, por isso, não se manifestaram sobre o tema.
Da Redação O Poder
Ilustração: Neto Ribeiro, Portal O Poder